Ações sustentáveis serão apresentadas em Brasília como proposta para cidades do País



O seminário Copa 2014, organizado pelo Ministério do Esporte em parceria com o BID, será realizado até a quinta-feira (13), no Hotel Grand Bittar, em Brasília

 

Os representantes das 12 sedes da Copa do Mundo da FIFA 2014 vão apresentar, a partir desta quarta-feira (12), em Brasília, 22 iniciativas que procuram garantir legados sustentáveis. São soluções de infraestrutura que podem ser aproveitadas e reproduzidas em cidades que não vão receber jogos do Mundial. O seminário Copa 2014: Pportunidades para Sustentabilidade Urbana, organizado pelo Ministério do Esporte em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), será realizado até a quinta feira (13), no Hotel Grand Bittar, em Brasília.

 

 

Os estudos de caso que as cidades vão mostrar foram selecionados com base em critérios que abordam, por exemplo, propostas de revitalização urbana, melhoria das condições de tráfego, redução na emissão de gases de efeito estufa e formas eficientes de uso da energia. Este será o segundo seminário que discute sustentabilidade e legado da Copa. O primeiro foi em setembro de 2011, em Manaus.

Além da apresentação das iniciativas, as cidades sede terão a oportunidade de debater entre si e com especialistas convidados. Os especialistas vão dar sugestões e potencializar o que está sendo feito nas cidades. “É também o momento de criar uma sinergia entre elas”, reforça Eugenius Kaszkurewicz, assessor especial do Ministério do Esporte e um dos participantes do painel “Diálogo interativo sobe as janelas de oportunidade para inovações em sustentabilidade urbana relacionadas à agenda da Copa 2014”. O debate acontece na tarde da quinta-feira.

Eugenius também lembrou a preocupação com o meio ambiente na construção das arenas. “É a primeira vez que todos os estádios têm certificado de construção sustentável. E a iniciativa brasileira será, segundo a Fifa, uma exigência para todas as arenas nas futuras sedes do Mundial”, disse.

Clique aqui e confira a agenda completa do evento 

Leia mais:

Bola da Copa do Mundo de 2014 se chamará Brazuca 

Arenas da Copa 2014 terão certificação ambiental 

Indústria do esporte contribuirá para o desenvolvimento do País 

Deficientes terão lugar reservado em estádios da Copa 

Confira o andamento das obras das arenas da Copa do Mundo de 2014 

Rio sediará duas edições do Prêmio Laureus 

Fonte:

Ministério do Esporte



12/09/2012 16:36


Artigos Relacionados


Ações de defesa dos direitos da criança serão apresentadas em Brasília

Rio+20: Brasil defenderá inclusão como condição para cidades sustentáveis

Ações do Programa de Baixo Carbono serão apresentadas nesta terça-feira (5)

Brasília apresenta ações sustentáveis na construção do Estádio Nacional

Ações do Congresso contra a exploração sexual de crianças serão apresentadas em congresso mundial

Sugestões apresentadas em Rondônia serão distribuídas para membros da CMO