Acordo com União Europeia pode estar próximo, diz Arslanian



As negociações para um acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia podem ser concluídas em até quatro meses, disse, pela manhã, o representante permanente brasileiro junto ao Mercosul, embaixador Regis Arslanian, aos deputados e senadores que participarão da XXII sessão plenária do Parlamento do Mercosul, em Montevidéu.

O embaixador recordou que as negociações foram interrompidas há três anos a pedido dos europeus, que pretendiam conhecer os resultados da Rodada de Doha da Organização Mundial do Comércio (OMC) antes de assumirem compromissos com a abertura de seu mercado aos produtos agrícolas sul-americanos. Como a própria Rodada de Doha ficou paralisada, observou Arslanian, os europeus estariam se sentindo "mais confortáveis" para retomar as negociações com o Mercosul.

Atualmente, como explicou aos parlamentares, a conclusão do acordo dependeria basicamente de se alcançar um entendimento sobre a abertura do mercado europeu a produtos agrícolas e à abertura do mercado do Mercosul para automóveis. "Seria politicamente muito importante um acordo entre as duas maiores uniões aduaneiras do planeta", disse Arslanian.

Mais informações a seguir



08/03/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Acordo entre União e aposentados do Aerus pode estar próximo, diz Paulo Paim

Acordo com a União Europeia está próximo, afirma presidenta Dilma

Mercosul e União Europeia devem fechar acordo de livre comércio no próximo ano

Acordo entre Mercosul e União Europeia pode ter ajuda do Reino Unido, diz embaixador

Brasil e União Europeia assinam pré-acordo aéreo

Presidenta defende acordo entre União Europeia e Mercosul