Brasil e União Europeia assinam pré-acordo aéreo
Dois importantes acordos entre o Brasil e a União Europeia(UE) começam a ser definidos nesta terça-feira (25), na Cúpula União Europeia – América Latina da Aviação Civil, que vai acontecer no Rio de Janeiro (RJ). A programação completa do evento está disponível aqui.
No encontro, o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, e o vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, vão assinar as declarações sobre dois acordos que serão firmados em julho. Um dos acordos vai garantir que a Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e a Easa (órgão regulador europeu) reconheçam mutuamente seus certificados. Essa medida pretende impulsionar as exportações da Embraer e de outros fabricantes brasileiros de produtos aeronáuticos.
O outro acordo sugere que as companhias dos países membros da UE sejam todas designadas como européias, e não mais pelo país de origem, o que pretende facilitar as negociações de novos voos.
A Cúpula da Aviação Civil terá mais de 300 representantes europeus e latino-americanos de órgãos reguladores, companhias aéreas, fabricantes de aeronaves e associações do setor discutindo rumos e oportunidades de desenvolvimento do transporte aéreo nas duas regiões.
A abertura da Cúpula contará com o ministro da Defesa do Brasil, Nelson Jobim, do vice-presidente da Comissão Europeia, Siim Kallas, do ministro de Transporte da Espanha, José Blanco, e do presidente da Comissão Latino-americana de Aviação Civil (Clac), José Huepe Pérez.
Também participam dos debates diretores da Anac (a presidente Solange Paiva Vieira e o diretor Cláudio Passos Simão), e o presidente da Infraero, Murilo Barboza, entre outras autoridades do Brasil e da América Latina.
Entre os temas da cúpula, estão a remoção de barreiras para o transporte aéreo, o desenvolvimento e tendências para as companhias aéreas, a segurança e a infraestrutura no setor, entre outros. O evento é uma iniciativa conjunta da Anac, da UE e da Comissão Latino-americana de Aviação Civil (Clac). Mais informações sobre a cúpula aqui.
Fonte:
Ministério da Defesa
25/05/2010 19:10
Artigos Relacionados
Brasil oficializa acordo com a União Europeia para isenção de vistos
Brasil tem "maior interesse" em acordo do Mercosul com União Europeia, diz embaixadora
Brasil aprova oferta para acordo comercial Mercosul-União Europeia
Acordo Brasil e União Européia libera diplomatas e burocratas de vistos de curto prazo
Presidenta defende acordo entre União Europeia e Mercosul
Empresários defendem acordo entre Mercosul e União Europeia