Acordo dá início aos trabalhos de criação do Parque Olímpico da Barra da Tijuca



A proposta de construir o Parque Olímpico da Barra da Tijuca, em uma área de 1,6 milhão de metros quadrados no Rio de Janeiro foi firmada na quarta-feira (29), por meio de um acordo técnico entre o Ministério do Esporte, o governo do estado do Rio de Janeiro, a prefeitura da cidade do Rio, o Comitê Organizador dos Jogos Rio 2016, o Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) e o Comitê Olímpico Brasileiro (COB).

O termo de cooperação técnica prevê a elaboração de estudos e projetos que orientem a instalação do parque. Na proposta inicial, o local abrigará as instalações esportivas e não-esportivas relacionadas aos Jogos de 2016 no Rio de Janeiro, localizadas na região da Barra — incluindo a Vila Olímpica, a Vila de Mídia e os Centros de Imprensa e de Transmissão dos Jogos.

O futuro espaço inclui também a instalação do Centro Olímpico de Treinamento (COT), cuja construção deve ser realizada na área que atualmente ocupada pelo autódromo de Jacarepaguá.

No encontro para a assinatura do termo, o secretário nacional de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, Ricardo Leyser, explicou que o COT estará organizado em dois campi, abarcando também o atual Complexo Esportivo de Deodoro e o futuro Parque Radical, também em Deodoro, que será construído para abrigar competições do Rio 2016 e, que posteriormente, se tornará um centro esportivo de alto rendimento e de lazer. “O conceito do COT é de instalações integradas por meio de programas articulados e alto padrão de treinamento e de serviços”, esclarece o secretário. 


Concurso de arquitetura vai escolher projeto do Parque Olímpico

O encontro da quarta-feira também serviu para lançar a proposta de um concurso público internacional de arquitetura para seleção do projeto geral do Parque Olímpico. A prefeitura do Rio de Janeiro e o Instituto de Arquitetos do Brasil firmaram o compromisso, cujo objetivo será o de “selecionar o melhor estudo preliminar e a melhor equipe para projetar o Plano Geral do Parque Olímpico da Barra da Tijuca garantindo a excelência funcional e operacional e a qualidade espacial da área”. 

Na primeira fase, entre 15 de janeiro e 21 de março de 2011, haverá avaliação de portfólio e qualificação de oito equipes. Na segunda, entre 21 de março e 4 de junho, ocorrerá o concurso de projetos e a escolha do melhor plano geral. A seleção do projeto vencedor ocorrerá entre 4 e 29 de junho de 2011. 

“A partir do resultado do concurso, o Ministério do Esporte vai fazer licitações públicas para obter os projetos de construção das instalações esportivas do Parque Olímpico e de estruturas de apoio”, reitera Leyser. 


Fonte:
Ministério do Esporte



30/12/2010 14:10


Artigos Relacionados


CPI E POLÍCIA FEDERAL INVESTIGARÃO "EMBAIXADA" NA BARRA DA TIJUCA

"MÁFIA DO FUTEBOL" FAZIA REUNIÕES EM CASA NA BARRA DA TIJUCA

Parque da Tijuca vai ser revitalizado em 18 meses

Parque Nacional da Tijuca recebe investimentos para revitalização

Parque da Tijuca (RJ) cria novas atividades para os visitantes

Parque nacional da Tijuca bate novo recorde de visitação