Parque Nacional da Tijuca recebe investimentos para revitalização



A reserva abriga o Cristo Redentor, um dos pontos turísticos mais visitados do País. Em 2011 o local recebeu mais de 2,2 milhões de visitantes

O Parque Nacional da Tijuca, localizado no Rio de Janeiro , está sendo revitalizado desde o início de 2012.  As atividades começaram em fevereiro quando foi escolhido o consórcio vencedor da licitação.

Nessa semana, o Ministério da Integração Nacional anunciou investimentos de R$ 10 milhões em obras de melhoria do parque. Foram recuperados o Parque Lage, a Cachoeira do Quebra e a Vista Chinesa - espaços danificados pelas chuvas de 2010. 

Para evitar novos deslizamentos de terra foram construídos muros e canaletas de drenagem no Parque Lage , que vai ganhar ainda 500 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica. Esta contenção foi construída com a preocupação estética de ornamentar a estrutura com um futuro barracão de arte.  

O acesso à fonte natural da Cachoeira do Quebra também foi recuperado. 

O local passou a contar com uma rampa que permite maior acessibilidade à cachoeira, teve ainda sua área ampliada com a retirada do portão de entrada, e muro reconstituído minuciosamente para garantir as características originais e possibilitar mais integração com a natureza. 

Na Vista Chinesa, outro ponto do Parque Nacional da Tijuca, foram instalados drenos para facilitar o escoamento da água.

As obras de revitalização vão continuar por mais alguns meses. A previsão é entregar a área totalmente recuperada à população antes da Copa do Mundo de 2014.

O parque

O Parque Nacional da Tijuca tem área de quase 4 mil hectares. Ele foi criado em 1961 e é o segundo maior parque brasileiro. Foi elevado, em 1991, à condição de Reserva da Biosfera. Além disso,  abriga um dos pontos turísticos mais visitados do País,  o Cristo Redentor. No ano passado, de acordo com as informações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o local recebeu mais de 2,2 milhões de visitantes. 

Paisagem Cultural 

As belezas naturais fizeram o Rio de Janeiro se tornar a primeira cidade do mundo a receber o título de Patrimônio Mundial como Paisagem Cultural, concedido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). 

Leia mais:

Parque da Tijuca vai ser revitalizado em 18 meses

Rio de Janeiro será avaliado pela Unesco como Paisagem Cultural da Humanidade

Rio de Janeiro recebe título de Paisagem Cultural

 

Fonte:
Portal Brasil
Ministério da Integração Nacional

 

22/08/2012 17:13


Artigos Relacionados


Parque nacional da Tijuca bate novo recorde de visitação

UERJ lança guia sobre o Parque Nacional da Tijuca

Casas irregulares no Parque Nacional da Tijuca deverão ser desocupadas até novembro

ICMBio renova nesta 6ª a gestão compartilhada do Parque Nacional da Tijuca

Parque da Tijuca (RJ) cria novas atividades para os visitantes

Parque da Tijuca vai ser revitalizado em 18 meses