Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande vai organizar atividade



Novas reuniões serão realizadas nesta sexta-feira (30) e no sábado (1º), no Rio de Janeiro, pelo Ministério da Pesca, para discutir detalhes do Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande, aprovado por unanimidade durante consultas à população. O projeto vai beneficiar pescadores que praticam a atividade artesanalmente na região.

O ministério vai aplicar R$ 250 mil em convênio que está sendo firmado junto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Fundação Instituto de Pesca do estado, para que o trabalho possa ser iniciado.

 

Nas reuniões programadas para este fim de semana em Ilha Grande, Angra e Paraty, as comunidades serão informadas sobre o andamento do processo e conhecerão o plano de trabalho que será feito também de forma participativa. A expectativa é de que até junho as equipes comecem a atuar de forma efetiva.


A política de acordo de pesca já é consagrada na Amazônia. Segundo o assessor da Secretaria Executiva do ministério, Alexandre Kirovsky, o Acordo de Pesca da Baía de Ilha Grande é o primeiro a ser implementado no mar. A política aumenta a qualidade de vida dos pescadores e o estoque de pescado.


Segundo o projeto, os pescadores vão poder zonear a pesca e a aquicultura com outras atividades, sem ferir quadros legais. A fiscalização será feita pelos próprios pescadores em relação aos seus parceiros. Eles definirão as regras que irão nortear a atividade na região. “Aquele conjunto de regras que estabelecerem para a região vira uma normativa. A partir disso, é quadro legal, sujeito a penalidades”, disse o assessor.

 

A rede será montada até o fim do ano. Kirovsky informou, porém, que o acordo só estará concluído em 2011. O orçamento necessário ficará em torno de R$ 2 milhões. Parte dos recursos será do Ministério da Pesca e a outra parte será captada junto ao setor privado, interessado em investir na sustentabilidade da baía. 


A Baía de Ilha Grande foi a principal produtora de sardinha do País no ano passado. A região é ainda a segunda maior produtora de camarão do estado do Rio.


Fonte:
Ministério da Pesca e Aquicultura



06/08/2010 02:58


Artigos Relacionados


União apresenta acordo para que feirantes desocupem Baía Sul em Florianópolis

Medida do Ministério da Pesca facilita registro da atividade pesqueira

Adiada visita do Ministro da Pesca ao Rio Grande do Norte

Ministério promove curso internacional de pesca e aquicultura familiar no Rio Grande do Sul

Pesquisa: Quercetina apresenta grande atividade antixoidante na pele em baixas concentrações

CAE busca acordo para projeto que legaliza atividade dos "sacoleiros"