Acordo internacional prevê proteção previdenciária a brasileiros no Canadá



Os brasileiros que trabalham no Canadá e os canadenses que trabalham aqui vão contar com a proteção da Previdência Social em cada um dos países. Acordo internacional, assinado em 2011, foi confirmado nesta terça-feira (19) pela Comissão de Relações Exteriores e pode ser aprovado em definitivo pelo Plenário nos próximos dias. Caso isso aconteça, cerca de 30 mil brasileiros que residem no Canadá passam a ser beneficiados, inclusive com a contagem do tempo de contribuição para a aposentadoria em qualquer dos dois países.

Outro acordo, esse assinado em 2010, promove a cooperação entre Brasil e Polônia na área de defesa. O objetivo é trocar experiências em operações de paz, por exemplo, e compartilhar conhecimentos tecnológicos. A relatora, senadora Ana Amélia (PP-RS), disse que o acordo é estratégico.

Outro acordo, assinado há dois anos, vai permitir a simplificação das viagens entre Brasil e Cingapura, com a isenção de visto para a entrada nos dois países. A mudança vale para viagens de negócio e turismo, desde que a estada seja de até 30 dias a cada viagem e no máximo 180 dias no período de um ano.

A comissão ainda aprovou projeto que permite o aumento do efetivo do Exército Brasileiro em tempos de paz. O efetivo, que é o mesmo desde 1983, deve agora passar de 25 mil para 40 mil oficiais, e de 59 mil para 75 mil subtenentes e sargentos.



19/11/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Proteção previdenciária para brasileiros e chilenos

Canadá oferece bolsa de pós-doutorado a brasileiros

Canadá recebe bolsistas brasileiros do Ciência sem Fronteiras

Canadá receberá 12 mil bolsistas brasileiros em suas universidades

Seminário internacional debate reforma previdenciária

Brasil e Canadá assinam acordo previdenciário