Acordo leva a adiamento de votação de novas regras para criação de municípios




Os líderes do governo no Senado, Eduardo Braga, e no Congresso, José Pimentel

VEJA MAIS

Por acordo de líderes, a votação do veto ao projeto com novas regras para criação de municípios (PLS 98/2002), prevista para a noite desta terça, ficará para abril. O líder do PSDB no Senado, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), e o líder do governo no Congresso, José Pimentel (PT-CE), chegaram a sugerir o cancelamento da reunião, mas o presidente Renan Calheiros informou que, formalmente, é necessário que os partidos façam obstrução para levar ao adiamento.

O autor do projeto vetado, Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), já havia informado que poderia ele mesmo apresentar um novo texto, para atender demandas do governo. Inicialmente, o Executivo sugeriu que as regras previstas se aplicassem apenas às regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, sendo estabelecidos critérios mais rígidos para Sul e Sudeste.

Mozarildo informou, porém, que ainda há divergência em relação à imposição de número mínimo de habitantes para as áreas que desejem formar novos municípios. O governo quer um limite fixo por região, enquanto o senador sugere um percentual em relação à população. Esses pontos devem ser ajustados até a nova data para a votação de vetos.

Outro impasse

O líder do PMDB no Senado, Eunício Oliveira (CE), disse que, além da questão dos municípios, há impasse em relação à regulamentação da profissão de motorista de ambulância (PLC 105/2012). Segundo Eunício, na tentativa de solucionar o problema, o assunto deve ser incluído na MP 632/2013, que já tramita no Congresso. Ele confirmou que o partido deve aderir à obstrução para derrubar a reunião desta terça.

Apesar de ter concordado com o adiamento da votação dos vetos - no total são 12 na pauta do Congresso - Aloysio Nunes criticou a demora do governo em buscar soluções.

- O problema é que vão se acumulando os vetos. Daqui a pouco já estamos outra vez com 3 mil vetos para serem votados - disse Aloysio, referindo-se ao número acumulado antes da adoção das novas regras para a análise de vetos, no ano passado.



18/03/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo pede urgência em votação de novas regras para criação de municípios

Novas regras para criação de municípios está na pauta da CCJ

Novas regras para criação de municípios terão prioridade na CCJ

Mozarildo defende novas regras para criação de municípios

Plenário do Senado aprova novas regras para criação de municípios

Mozarildo propõe novas regras para criação de municípios e mudança no regimento do Senado