Acordo pode viabilizar votação de vetos no Congresso




Última sessão do Congresso, em 18 de março, acabou sem votação depois de obstrução

VEJA MAIS

O Congresso Nacional se reúne nesta terça-feira (15) para apreciação de vetos presidenciais. Já há duas sessões o primeiro item da pauta é o veto total ao Projeto de Lei do Senado 98/2002, que estabelece regras para a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios. Um acordo pode viabilizar a votação desta vez.

O argumento da presidente Dilma Rousseff para vetar a proposta foi de que a criação de municípios pode gerar despesas sem criação de novas receitas, impactando negativamente na sustentabilidade fiscal e estabilidade macroeconômica do país.

O acordo entre governo e parlamentares resultou na apresentação, no fim de março, de um novo projeto, o PLS 104/2014, mais moderado nos incentivos à criação e desmembramento de municípios e com estímulos a fusões e incorporações, como queria a Presidência. O projeto tramita na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), já com parecer favorável do relator Valdir Raupp (PMDB-RO), e deve ser votado na próxima semana.

O senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), autor tanto do projeto vetado como do novo texto, apresentou requerimento de urgência para a tramitação. A expectativa é de que o veto possa ser mantido e a pauta do Congresso apreciada em seus demais itens.

- Nossa intenção é votar os vetos nesta terça-feira. Estamos trabalhando para isso – garantiu o líder do governo no Congresso, senador José Pimentel (PT-CE).

Minirreforma

Além do veto ao projeto de criação dos municípios, há outros 11 vetos parciais e totais a serem votados pelos parlamentares. Entre eles está o da minirreforma eleitoral que excluiu artigo do PLS 441/2012 que previa a proibição da pintura ou afixação de faixas de propaganda política em casas e muros. O veto deve ser mantido.

Há acordo também para a manutenção do veto ao projeto que regulamentou a profissão de motorista de ambulância (PLC 105/2012). A regulamentação se dará por meio de medida provisória.

Na pauta estão ainda os vetos totais ao PLC 31/2012, que obriga a pintura de faixas de pedestre nas proximidades de escola; ao PLC 323/2009, que cria conselhos federais e regionais de zootecnia; e o veto parcial ao PLS 188/2007, que regulamentou o benefício da meia-entrada; entre outros.



11/04/2014

Agência Senado


Artigos Relacionados


Para líder do PT, Congresso pode definir ordem de votação dos vetos

CDH pode viabilizar acordo entre Exército e comunidades tradicionais em Manaus

Congresso aprova MP que pode viabilizar construção de termelétricas

Congresso conclui votação de vetos

Encerrada votação de vetos no Congresso

Começa votação de vetos presidenciais no Congresso