Para líder do PT, Congresso pode definir ordem de votação dos vetos



Na avaliação do líder do PT no Senado, Wellington Dias (PI), a votação dos vetos acumulados que aguardam exame no Congresso pode ser feita sem necessariamente seguir a ordem cronológica. Para ele, o despacho do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Luiz Fux reconhecendo a possibilidade de o Congresso votar outras matérias, independentemente da apreciação dos 3 mil vetos presidenciais, ainda suscita dúvidas.

- A minha posição é de que, independente do atual despacho do ministro Fux, o Congresso já poderia ter votado o Orçamento desde dezembro. Entendo que, colocado (as matérias) na pauta e reunido o Pleno, é ele soberano para discutir a ordem de votação. Quanto aos vetos, o senador Renan ficou de apresentar ao colégio de líderes, após o Carnaval, a interpretação em relação à decisão do Supremo que vai valer para todas as matérias - afirmou.

Vetos

Com a votação do Orçamento de 2013 marcada para a próxima terça-feira (19), a questão dos vetos continua em aberto. O líder petista no Senado não acredita na ameaça de insegurança jurídica, com a possível derrubada de vetos antigos, temor revelado pelo advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

- A gente fala em três mil vetos em 206 matérias, mas, na verdade, cerca de 200 matérias estão ultrapassadas, perderam sentido para a derrubada do veto. Por exemplo, vetos a orçamentos passados, que já foram executados e tiveram contas prestadas - comentou Wellington.

Segundo observou, os vetos dados a apenas seis matérias - como as que tratam do Código Florestal, do fator previdenciário e da repartição dos royalties do petróleo - é que deverão gerar maior impacto se forem derrubados.

- O Poder Executivo tem a responsabilidade de controlar as despesas, controlar o arcabouço legal da sustentação do país. E, como integrante da base do governo, estarei aqui dando sustentação a essa posição - adiantou o líder petista.



08/02/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


PEC dá ao Congresso poder para definir ordem de exame de vetos

Acordo pode viabilizar votação de vetos no Congresso

Para líder do PSDB, Orçamento só pode ser votado depois dos vetos

STF derruba liminar que determinava votação de vetos em ordem cronológica

Em votação no Supremo, Fux defende apreciação de vetos em ordem cronológica

Mesa e lideranças definem ordem de votação de vetos e projetos do Executivo