Acordos entre Ministério da Justiça e TSE visam garantir segurança nas eleições



Matéria atualizada em 09/09/2010 às 15h48

O ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, e o diretor-geral da Polícia Federal, Luiz Fernando Correa, assinaram, nessa quinta-feira (9), três acordos de cooperação técnica para realização de ações conjuntas com o objetivo de garantir a segurança das eleições deste ano.

Um dos acordos tem por objetivo combater possíveis fraudes e desvios em financiamentos de campanhas eleitorais e de atividades partidárias. Será operacionalizado por meio de intercâmbio de informações entre o Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, e o TSE. Um Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) também será disponibilizado. Trata-se de um centro difusor de técnicas e métodos para a produção de informações voltadas à investigação de crimes que disfarçam a origem de recursos ilegais.

A integração do TSE ao Sistema Nacional de Registro de Identificação Civil (SINRIC) é o objetivo do segundo acordo. Esse sistema vai implementar um único número de identificação para todos os cidadãos brasileiros. O novo registro, batizado de Registro de Identificação Civil (RIC), é um cartão que reunirá todas as informações pessoais, como o número do CPF e o título de eleitor, armazenados num chip e que irá substituir gradualmente as cédulas de identidade. O documento deverá começar a ser expedido até o final de 2010.

O terceiro acordo está relacionado à atuação do Departamento de Polícia Federal. Além de prover efetivo policial para garantir segurança nas eleições, o órgão fornecerá ao TSE, anualmente, um relatório comparativo com estatísticas consolidadas sobre os inquéritos policiais instaurados e a relação dos indivíduos investigados por crime eleitoral.

As informações são da Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Justiça.

09/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ações especiais visam garantir segurança durante as eleições municipais

Ministério da Justiça ajudará TSE a garantir segurança da eleição

Tropas federais vão garantir a segurança das eleições em municípios

Nova equipe da Força de Paz no Haiti vai garantir segurança das eleições do dia 20 no país

Mais de 140 municípios receberão tropas federais para garantir segurança nas eleições

Brasil e Paraguai acertam 2ª ponte entre países e acordos em segurança e TV digital