Tropas federais vão garantir a segurança das eleições em municípios



Cerca de 138 milhões de pessoas votam nessas eleições e a preocupação da Justiça Eleitoral é com a segurança dos eleitores e da população

Para garantir a segurança nas eleições, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE)se reuniu com secretários de Segurança dos estados para discutir as medidas adotadas do dia 7 de outubro.  Este ano, o órgão recebeu

mais de 474 solicitações de envio da Força Nacional de Segurança aos municípios, 30% a mais do que em 2008.

De acordo com a presidenta do TSE, Carmem Lúcia, já foi autorizada o envio de tropas federais para 103 municípios em oito estados brasileiros (Amazonas, Amapá, Alagoas, Maranhão, Pará, Paraíba, Tocantins e Sergipe). Ao todo, o órgão examinou 25 pedidos feitos pelos TREs, mas ainda falta julgar algumas solicitações.

Cármen Lúcia lembrou que a meta é garantir aos eleitores segurança para que possam fazer suas escolhas para prefeito e vereador tanto no primeiro turno das eleições, no próximo dia 7, quanto no segundo, dia 28. “Respeitando a autonomia dos estados e das entidades locais, pretendemos fazer com que cada cidadão se sinta seguro para ir às ruas, às praças, para se manifestar livremente. Esse é um papel dos estados, das secretarias de Segurança, dos comandos de polícia”.

A presidenta também falou que,  além dos servidores e membros da Justiça Eleitoral, há, por exemplo, o  trabalho dos mesários e a atuação dos agentes de segurança em todas esferas. “É preciso que a sociedade saiba que há um exército de pessoas comprometidas com a realização das eleições”, disse.

Reforço federal nos estados

Até o momento, o TSE aprovou o envio de tropas federais para 26 municípios do Maranhão e uma cidade de Sergipe. As tropas federais também farão a segurança em Alagoas, Amapá e Amazonas.

“Muita gente circulará com o mesmo objetivo. Temos que garantir o resultado seguro horas depois”, afirmou. “Todos nós temos o mesmo objetivo votar e voltar para a casa em paz”, concluiu Carmem Lúcia.

Leia mais:

Mais de 14 mil presos provisórios e jovens infratores votam em outubro

Confira o procedimento para usar a urna biométrica

Cresce número de eleitores com idade entre 16 e 17 anos

 

Fonte:
Agência Brasil

Tribunal Superior Eleitoral



26/09/2012 14:58


Artigos Relacionados


Mais de 140 municípios receberão tropas federais para garantir segurança nas eleições

Kátia Abreu defende o envio de tropas federais ao Tocantins durante as eleições

Tropas federais farão segurança em plebiscito para divisão do estado do Pará

Ações especiais visam garantir segurança durante as eleições municipais

Nova equipe da Força de Paz no Haiti vai garantir segurança das eleições do dia 20 no país

Acordos entre Ministério da Justiça e TSE visam garantir segurança nas eleições