Adelmir critica tratamento dispensado a idosos por planos de saúde e Zambiasi destaca avanços na legislação



Em discurso durante a sessão especial do Senado desta terça-feira (2) destinada a comemorar a Semana do Idoso, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) registrou as dificuldades que os idosos que têm planos de saúde enfrentam para utilizar os serviços prometidos nos contratos. Ele criticou a demora na autorização de exames e cirurgias, o que prejudica os idosos.

VEJA MAIS

- Os prazos de carência são absurdos e a demora na autorização de exames e cirurgias causa muitos aborrecimentos - disse Adelmir Santana.

O senador citou ainda reportagem divulgada pela TV Globo sobre o desinteresse dos corretores de seguro em vender planos de saúde para pessoas com mais de 59 anos de idade.

- O motivo é que as empresas não pagam comissão aos vendedores pelos planos de saúde adquiridos por idosos. Mas para clientes de zero a dezoito anos, portanto, que não usam plano de saúde, a comissão é bem vantajosa - explicou o senador.

Por isso, enfatizou o senador, não há o menor interesse dos corretores em negociar a venda de um plano de saúde justamente para aqueles que mais precisam.

Legislação

Na mesma sessão, o senador Sérgio Zambiasi (PTB-RS) destacou os avanços na legislação brasileira para a proteção dos idosos. Essa legislação, segundo ele, é uma das mais modernas do mundo, pois busca proteger, resgatar, promover e incluir mais de 20 milhões de idosos brasileiros no processo social.

- Coroando a formidável luta do movimento social, temos aqui o Estatuto do Idoso, que encontrou no nobre colega, senador Paulo Paim, a garra, a sensibilidade, a determinação e a capacidade para articular e construir, em conjunto com ativistas e entidades representativas de aposentados, pensionistas e idosos, esta peça exemplar e de valor inestimável para a Nação brasileira - disse Zambiasi.

O senador gaúcho lembrou que no Brasil já se identifica o crescimento da população de idosos, que hoje chega a 23 milhões de pessoas, e disse que essas pessoas merecem respeito e dignidade.

- A cidadania se constrói com direitos: direito ao trabalho, direito à saúde, direito à assistência social, direito à educação - acrescentou Zambiasi.



02/09/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim denuncia tratamento dos planos de saúde em relação aos idosos

Adelmir Santana destaca avanços legislativos para setor comercial

Ministério da Justiça destaca avanços na legislação em 2011

Armando Monteiro destaca avanços na legislação do Simples

Ministro do STJ destaca avanços da legislação para a proteção da biodiversidade

CAS discute alterações na legislação dos planos de saúde privados