Adelmir pede ao reitor da UnB que promova fórum do ensino técnico



Ao saudar a Universidade de Brasília (UnB) pelo seu 45º aniversário, transcorrido no dia 21 de abril, o senador Adelmir Santana (DEM-DF) lançou um desafio ao reitor da instituição, Timothy Mulholland, um dos presentes à sessão especial promovida pelo Senado: criar um Fórum Permanente do Ensino Técnico com o objetivo de direcionar e potencializar os estudantes do Distrito Federal para o mercado de trabalho, evitando a superposição de esforços. O fórum envolveria todas as escolas técnicas federais e distritais e os cursos técnicos do chamado "Sistema S" (que inclui Senai, Senac, Sesi, Sebrae e Senat, entre outros).

No seu pronunciamento, o senador pelo Distrito Federal fez uma menção especial a um dos idealizadores da UnB, o educador Anísio Teixeira, que sempre defendeu o conceito de escola única, pública e gratuita como forma de garantir a democracia. Adelmir também destacou o trabalho do professor e ex-senador Darcy Ribeiro, também idealizador e primeiro reitor da Universidade de Brasília.

As dificuldades enfrentadas pela UnB com a tomada do poder pelos militares também foi lembrada por Adelmir. Ele registrou que a instituição de ensino brasiliense já era considerada por setores mais conservadores da sociedade como "um perigoso foco do pensamento esquerdista", visão que se acirrou com os sucessivos governos militares.

- Por estar mais perto do poder central, a UnB foi uma das mais atingidas. Universitários e professores foram presos, cassados e expulsos. Idealismo e pesquisa eram atividades confundidas com subversão. O campus da universidade foi invadido e cercado por policiais militares e do Exército várias vezes. No dia 18 de outubro de 1965, depois da demissão de 15 docentes acusados de subversão, 209 professores e instrutores assinaram demissão coletiva - afirmou Adelmir Santana.

O pedido coletivo de afastamento, explicou o senador, foi uma forma de protesto contra a repressão sofrida pela universidade. De uma só vez a instituição perdeu 79% do seu corpo docente, calculou Aldemir. A própria construção da UnB em um terreno próximo à Esplanada dos Ministérios, ao Congresso Nacional e ao Palácio do Planalto já tinha mobilizado muito esforço, já que algumas autoridades não queriam que os estudantes interferissem na vida política da cidade, comentou o representante do Distrito Federal.



25/04/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana comemora aumento de investimentos no ensino técnico

Adelmir pede apoio para ensino especial no Distrito Federal

MEC pede extensão de vagas do Enem para ensino técnico

Paim pede aprovação do projeto que cria ensino técnico profissionalizante

Iris de Araújo pede ao governo que promova o crescimento

Ensino técnico de SP firma parceria para melhorar ensino de inglês