Adelmir propõe preços diferentes para pagamentos com cartão e à vista



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) apresentou proposição (PLS 213/07) para permitir a fixação de preço diferenciado na venda de bens ou na prestação de serviços pagos com cartão de crédito em relação ao preço à vista. Ele pretende modificar o Código de Defesa do Consumidor (Lei 8.078/90), acrescentando parágrafo que indica não ser abusiva a fixação de preços distintos.

A prática já ocorreu no passado, mas foi eliminada. Para Adelmir, os consumidores que não utilizam cartão - menos abastados, em sua avaliação - acabam subsidiando os que lançam mão do meio de pagamento, já que os custos com as operadoras de cartão, por exemplo, são repassados e elevam o preço dos artigos ou do serviço. O parlamentar utiliza-se de um trecho da monografia vencedora do Prêmio Seae (Secretaria de Acompanhamento Econômico) para justificar sua tese:

"A aceitação do cartão de crédito por parte do vendedor possui um custo, e este é repassado aos consumidores na forma de preços mais altos. Esse custo deveria ser pago pelo consumidor que utiliza o cartão para quitar suas compras. Porém, ao homogeneizar os preços, não só esses incorrem no custo adicional, mas também todos os outros consumidores. O preço é, assim, aumentado para todos, mas em menor proporção do que seria aumentado apenas para os usuários de cartão", diz o texto da justificativa ao projeto.

Sendo assim, o parlamentar sugere "transparência na informação" sobre os custos da atividade econômica e as circunstâncias da contratação para permitir ao consumidor avaliar as vantagens e desvantagens da contratação e dos meios de pagamento postos à sua disposição.

A proposição tramita nas comissões de Assuntos Econômicos, e nesta instância é relatada pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA); e de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle, cabendo a essa última a decisão terminativa.



03/08/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Emenda de Ideli e Adelmir Santana poderá permitir preços diferentes para vendas à vista e com cartão

Adelmir Santana volta a defender preço diferenciado para compras à vista e com cartão

Cartões de crédito: Adelmir Santana acha que Câmara manterá direito a cobrança de preços diferentes

Custos para uso de cartões de crédito inflam preços, diz Adelmir

Senadores questionam diferentes preços de tarifas em mesmo voo

Aprovado projeto que permite preço diferenciado para compras à vista e no cartão