Emenda de Ideli e Adelmir Santana poderá permitir preços diferentes para vendas à vista e com cartão



A senadora Ideli Salvatti (PT-SC) comunicou ao Plenário nesta quarta-feira (24) que ela e o senador Adelmir Santana (DEM-DF) apresentaram emenda ao Projeto de Lei de Conversão 12/09 autorizando a cobrança de preços diferentes nos pagamentos realizados com cartão de crédito em relação aos preços pagos à vista na venda de bens ou na prestação de serviços.Ideli informou que a relatora da matéria, senadora Lúcia Vânia (PSDB-GO) já disse que vai aceitar a emenda.

- Quem compra com cartão de crédito, pela legislação do Código de Proteção ao Consumidor, paga o preço à vista, que, ao ser anunciado por cartão, acaba sendo um preço muitas vezes maior que o preço que nós, consumidores, poderíamos negociar com o comerciante ou com o prestador de serviço - argumentou.

De acordo com Ideli, a ideia de apresentar a modificação na forma de emenda ao PLV surgiu durante audiência pública ocorrida na terça-feira (23) na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) a respeito desse assunto. Para a senadora, é preciso haver mais mudanças no mercado de cartões como nos altos preços do aluguel das máquinas e nas taxas cobradas dos comerciantes.

O PLV 12/09, proveniente da Medida Provisória 460/09, concede benefícios fiscais para as construtoras de imóveis do programa habitacional do governo Minha Casa, Minha Vida. A matéria é o primeiro item da pauta do Plenário.



24/06/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir propõe preços diferentes para pagamentos com cartão e à vista

Adelmir Santana volta a defender preço diferenciado para compras à vista e com cartão

Cartões de crédito: Adelmir Santana acha que Câmara manterá direito a cobrança de preços diferentes

Adelmir Santana pede debate sobre regulamentação de cartão de crédito

Para baixar preços, Adelmir Santana pede criação de agência reguladora do mercado de medicamentos

Confederação do Comércio defende preços diferenciados para vendas a vista e por cartões de crédito