Adelmir quer padronizar publicação de balanços de grandes empresas



O senador Adelmir Santana (DEM-DF) avaliou da tribuna, nesta sexta-feira (20), os benefícios que deverá trazer a aprovação de projeto de sua autoria que padroniza as regras de publicação de balanços contábeis das sociedades de grande porte. Pelo projeto (PLS 243/08), as sociedades de grande porte, qualquer que seja o tipo societário adotado, deverão publicar as demonstrações financeiras em jornais de grande circulação ou, alternativamente, na Internet, desde que credenciadas pela Juntas Comerciais ou pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

- A proposta, caso seja transformada em lei, virá suprir uma lacuna na legislação societária - disse Adelmir Santana.

O senador explicou que o projeto também irá reduzir os custos administrativos de publicação dos balanços nos grandes jornais, ao mesmo tempo em que ampliará o universo daqueles que terão acesso à informação contábil das sociedades de grande porte. O projeto, apresentado por Adelmir Santana na terça-feira (17), está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aguardando recebimento de emendas.

Adelmir Santana aproveitou a oportunidade para pedir aos senadores a aprovação de outros projetos de sua autoria em tramitação na Casa, que versam sobre temas financeiros e tributários. Entre essas proposições, está o PLS 66/08, que altera a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) para incluir, entre as atribuições de Conselho de Gestão Fiscal (CGF), a de acompanhar a evolução da carga tributária e a de propor medidas para sua redução.



20/06/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana quer padronizar regras de publicação de balanço das empresas

Projeto aprovado pela CDR determina que grandes empresas apresentem seus balanços sociais empresariais

CCT analisa publicação de balanços na Internet e digitalização de documentos

Adelmir Santana quer livre concorrência entre empresas de cartões de crédito

Adelmir Santana quer empresas elétricas contribuindo para Sesc e Senac

SUPLICY QUER SABER COMO E POR QUE O BNDES VAI AJUDAR GRANDES EMPRESAS