Adelmir Santana pede reflexão sobre a fome no mundo



Ao discursar na sessão plenária desta sexta-feira (17), o senador Adelmir Santana (DEM-DF) lembrou a celebração, na quinta-feira (16), do Dia Mundial da Alimentação e propôs que todos façam uma reflexão sobre a fome, realidade mundial que, observou, representa uma afronta à dignidade humana. Ele lamentou que os progressos tecnológicos e agrícolas dos últimos anos não tenham conseguido melhorar as estatísticas mundiais sobre a fome.

O senador citou dado da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO) de que um bilhão de pessoas no mundo passa fome cotidianamente. A FAO estima que dez mil crianças morram de fome a cada dia.

Para Adelmir Santana, tão vital quanto combater a crise financeira deste momento, é aumentar a produção e dinamizar a distribuição de alimentos no mundo. Ele lembrou que, infelizmente, os reflexos da inflação nos produtos alimentícios são mais sentidos justamente nas camadas mais carentes do mundo.

Na contramão de tantas notícias alarmantes, o Brasil reúne condições de ser um provedor mundial, afirmou o senador. Por não ter neve nem frio intenso, pode produzir grãos, hortaliças e frutas durante todas as estações do ano, destacou.

- Como vice-presidente da Confederação Nacional do Comércio, gostaria de falar sobre o combate ao desperdício e sobre o programa de distribuição de alimentos, denominado Mesa Brasil-SESC, uma parceria de empresas públicas e privadas bem como de ONGs [organizações não-governamentais] e voluntários empenhados em combater o abismo da desigualdade. Todos os meses, trinta e cinco milhões de toneladas de alimentos são distribuídas a cento e setenta organizações filantrópicas do Brasil inteiro, dentro de filosofia simples: recolhido onde sobra e entregue onde falta - acrescentou.

Segundo Adelmir Santana, trata-se de um programa que atende todos estados brasileiros e tem a ambição de chegar a todos os municípios.



17/10/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Adelmir Santana pede debate sobre regulamentação de cartão de crédito

Turismo movimenta cerca de US$ 5 trilhões no mundo, diz Adelmir Santana

Turismo movimenta cerca de US$ 5 trilhões no mundo, diz Adelmir Santana

Adelmir Santana: potencial do ecoturismo auto-sustentável do Brasil é dos maiores do mundo

Marta Suplicy pede reflexão sobre a participação do Brasil no mundo da tecnologia

Adelmir Santana pede aprovação de propostas de reajuste dos aposentados