Marta Suplicy pede reflexão sobre a participação do Brasil no mundo da tecnologia



Em discurso no Plenário nesta terça-feira (22), a senadora Marta Suplicy (PT-SP) pediu uma reflexão sobre a participação do Brasil no mundo da tecnologia. Segundo a senadora, um estudo da Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que o estado precisa massificar o acesso à banda larga, já que as concessionárias não têm interesse em levar o recurso para o interior do país.

A senadora também mencionou levantamento de uma empresa de tecnologia dos Estados Unidos segundo o qual o Brasil é o 40º em velocidade média de internet entre 50 países. De acordo com Marta Suplicy, especialistas concordam que a rede pública de fibra ótica não é suficiente para as dimensões do país. Para a senadora, as medidas que o Brasil tem tomado para ampliar o acesso e a velocidade da internet ainda são tímidas.

- Uma política específica para banda larga é mais que necessária – disse.

A senadora registrou que o Ministério da Educação (MEC) comprou 900 mil tablets para alunos da rede pública. Na sua visão, porém, não basta que equipamentos e computadores caiam nas mãos de professores e alunos. Ela lembrou que a estrutura das escolas ainda é inadequada a esse tipo de recurso, pois há poucos laboratórios de informática, e pediu mais educação tecnológica nas escolas. Marta Suplicy ainda acrescentou que o MEC tem planos de comprar 600 mil tablets para uso dos professores do ensino médio.

- A promoção da tecnologia não pode deixar os professores de lado. Seu papel social tem grande importância – afirmou Marta.

A senadora citou matéria do Correio Braziliense, que registra que as 120 mil escolas públicas têm, ao todo, pouco mais de 70 mil computadores. As escolas da região Norte têm apenas 9% desse número, enquanto as da região Sudeste respondem por 33% do total. Marta ainda lembrou que 13 mil escolas públicas funcionam sem energia elétrica ou com gerador, prejudicando cerca de 400 mil alunos. Para a senadora, a inclusão digital e a melhoria de estrutura das escolas têm de caminhar juntas.

- O mundo evolui em direção à uma sociedade do conhecimento. É preciso uma estratégia sólida para formar a nova geração para o uso de tecnologias – afirmou.



22/05/2012

Agência Senado


Artigos Relacionados


Discussão sobre o 'kit' anti-homofobia gera reflexão na sociedade, diz Marta Suplicy em nota

Adelmir Santana pede reflexão sobre a fome no mundo

SUPLICY PEDE REFLEXÃO SOBRE MUDANÇA DE RECESSO

Marta Suplicy defende reflexão e mudança de atitude ao saudar nova Campanha da Fraternidade

Suplicy pede reflexão sobre a campanha da CNBB pela preservação da Amazônia

Marta Suplicy pede norma do CNJ uniformizando decisão sobre união homoafetiva