ADEMIR ANDRADE REGISTRA PROTESTO CONTRA FALTA DE ENERGIA NO SUL DO PARÁ



No próximo dia 27, a população dos municípios de São Félix do Araguaia, Tucumã e Ourilândia do Norte promoverá ato de protesto contra o descaso dos governos federal e estadual em relação à falta de energia elétrica na região sul do Pará. O registro foi feito hoje (dia 25) pelo senador Ademir Andrade (PSB-PA), segundo o qual milhares de pessoas se darão as mãos para criar uma corrente de cerca de 15 quilômetros.

O senador salientou que a região, após ter sua riqueza em ouro e madeira exaurida, depende da distribuição de energia para tomar algum alento e se desenvolver. No entanto, acrescentou, a energia gerada na hidrelétrica de Tucuruí é diretamente distribuída às grandes indústrias produtoras de alumínio, sem levar qualquer benefício aos municípios do sul do Pará.

Conforme Ademir, a bancada federal paraense destinou, através de emenda ao projeto de lei orçamentária para 1997, R$ 10 milhões para a construção de um linhão a partir de Tucuruí, mas o governo federal não liberou os recursos. No orçamento para 1998, a bancada reiterou a dotação, "mas a população está descrente, daí o protesto".

No âmbito estadual, o senador criticou o governador paraense. Para ele, Almir Gabriel só tem se interessado em agilizar a privatização da Centrais Elétricas do Pará (Celpa), nada fazendo para melhorar, pelo menos, as condições de funcionamento das termelétricas existentes no estado.



25/03/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ademir Andrade critica inclusão do Pará no racionamento de energia

Ademir Andrade: falta de investimentos provocará uma crise no saneamento básico

Ademir Andrade critica privatização de geradoras de energia elétrica

Ademir Andrade registra queda no rendimento médio dos trabalhadores

Ademir Andrade registra voto de repúdio a interventor da extinta Sudam

ADEMIR ANDRADE PROTESTA CONTRA "IRRESPONSABILIDADE" DA GLOBO