ADEMIR CONTESTA ACUSAÇÕES AO GOVERNADOR DO AMAPÁ
Em resposta a acusações feitas ontem (dia 3) pelo senador Gilvam Borges (PMDB-AP) ao governador do Amapá, João Alberto Capiberibe, o senador Ademir Andrade (PSB-PA) afirmou hoje (dia 4) que o governador pelo PSB "é um dos homens mais sérios, íntegros e bem-intencionados da República".
Dizendo não ter tratado ainda do assunto com Capiberibe, Ademir disse que o fará, para definir medidas judiciais responsabilizando Gilvam Borges "por suas acusações levianas e sem provas".
Mesmo admitindo não saber das dificuldades de Capiberibe com a bancada federal, Ademir assegurou que, na região Norte, o Amapá é o estado "menos destruído, sendo o único com um plano de desenvolvimento auto-sustentável e o único que cumpre as determinações da Rio-92".
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) manifestou sua estranheza em relação ao pronunciamento de Gilvam Borges, pois este, a seu ver, "adjetivou sem relatar fatos que poderiam justificar as ofensas proferidas".
COOPTAÇÃO
Ademir Andrade também comentou o noticiário sobre as ações presidenciais de "interferência aética sobre a vida interna dos partidos". Ele salientou que várias matérias jornalísticas, principalmente na imprensa escrita, dão conta da cooptação de parlamentares pelo Executivo, mostrando como o presidente garantiu, "através da compra de votos e distribuição de cargos federais", a aprovação da emenda constitucional da reeleição.
Segundo o senador, naquela ocasião a maioria dos parlamentares do PPB e do PMDB votaram contra as decisões das suas convenções partidárias por força da cooptação promovida pelo presidente. Agora, afirmou, "temeroso de enfrentar a eleição", Fernando Henrique Cardoso estaria interferindo novamente na vida interna do PMDB, para que o partido não apresente candidatura própria e apóie sua reeleição.
04/03/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
SUPLICY CONTESTA ACUSAÇÕES DE MALUF
SAAD CONTESTA ACUSAÇÕES AO GOVERNO DE GOIÁS
Ideli contesta acusações de Leonel Pavan
Zulke contesta acusações de triangulação financeira
TIÃO VIANA CONTESTA ACUSAÇÕES DE NABOR JÚNIOR
Camata contesta com documentos acusações feitas em jornal