ADEMIR PEDE MAIS INVESTIMENTOS AO SETOR PESQUEIRO
- É preciso uma ação enérgica e coordenada do Estado para que possamos ocupar o espaço que é inaceitável que não ocupemos no cenário mundial de produção de pescado - afirmou Ademir, ao mencionar que o Brasil é apenas o 25º produtor mundial do alimento.
Para isso, o senador pediu ao governo que envie projeto sobre Código de Pesca ao Congresso Nacional, de modo a equacionar as questões de produção e preservação ambiental. Pediu também que o governo, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) ou outro agente de financiamento, abra linhas de crédito que ajudem a fortalecer a indústria nacional e a renovar a frota pesqueira.
- Para conciliar produção com equilíbrio ecológico é preciso investir em conhecimento. É inconcebível que o país não tenha ainda um inventário completo de riqueza tão importante como o pescado disponível dentro da Zona Econômica Exclusiva (área territorial marítima) - afirmou.
Para exemplificar os problemas por que passa o setor pesqueiro, o senador narrou que, no Pará, terceiro produtor nacional, 15 empresas faliram nos últimos anos pela falta de mercado interno, de incentivos, por problemas cambiais e devido ao sucateamento da frota pesqueira.
- Deixo o alerta a esta Casa quanto sobre a urgência e a relevância desse assunto e quanto à necessidade do nosso empenho para que o Brasil venha a ocupar, em breve, o seu lugar no cenário mundial de produção de pescado, importante fonte de proteínas para a nossa população e fonte segura de divisas para o país - declarou Ademir.
17/11/2000
Agência Senado
Artigos Relacionados
Evento discute investimentos no setor pesqueiro
Garibaldi pede mais investimentos no setor de turismo
Presidente recebe representantes do setor pesqueiro
CAS vai aprofundar debate sobre setor pesqueiro
Audiência da CRA debaterá propostas para o setor pesqueiro
Leonel Pavan apóia protesto de setor pesqueiro de SC e RS