Leonel Pavan apóia protesto de setor pesqueiro de SC e RS
O senador Leonel Pavan (PSDB-SC) registrou seu apoio a protesto do setor pesqueiro de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, realizado nesta segunda-feira (4), contra o alto custo do óleo diesel usado nas embarcações. Para ilustrar o impacto da questão sobre a competitividade do produto nacional, Pavan revelou que os pescadores brasileiros pagam R$ 1,79 por litro do combustível e têm de arcar com 22% de imposto ao vender seus pescados para São Paulo.
Segundo adiantou, só o setor pesqueiro de Itajaí (SC) - que responderia por 40% do consumo nacional de pescados - consome 42 milhões de litros de óleo diesel por ano. Pavan chama atenção ainda para o fato de que o combustível representa 70% do custo da pesca no país. Assim, ao realçar as dificuldades enfrentadas pelo setor nacional, comentou que o litro de diesel na Argentina, por exemplo, custa menos da metade do preço cobrado no Brasil e que os pescados argentinos chegam ao mercado paulista livre de impostos.
- Espero que esse protesto, que paralisou mais de 300 barcos em Santa Catarina, chame atenção do governo federal para a necessidade de ações no setor, que gera mais de 50 mil postos de trabalho no estado - afirmou.
Em aparte, o senador Flávio Arns (PT-PR) respondeu às críticas do tucano ao atual governo listando iniciativas na área social. O petista admitiu que o Brasil ainda enfrenta muitos problemas, mas afirmou que avanços extraordinários também foram realizados no país.
04/09/2006
Agência Senado
Artigos Relacionados
Evento discute investimentos no setor pesqueiro
Presidente recebe representantes do setor pesqueiro
CAS vai aprofundar debate sobre setor pesqueiro
ADEMIR PEDE MAIS INVESTIMENTOS AO SETOR PESQUEIRO
Audiência da CRA debaterá propostas para o setor pesqueiro
Luiz Otávio estranha medidas para setor pesqueiro