Garibaldi pede mais investimentos no setor de turismo



O senador Garibaldi Alves (PMDB-RN) pediu nesta quinta-feira (23) em Plenário a ampliação dos investimentos em turismo, a fim de seja aproveitado o imenso potencial de belezas naturais existentes no Brasil. Segundo ele, falta profissionalizar o setor em níveis próximos à excelência em todas as suas fases: divulgação, transportes, hotelaria, produção e realização de eventos e segurança pública.

São igualmente importantes, no entender do senador, boas estradas, uma eficiente rede aeroportuária, transportes urbanos de boa qualidade, marketing turístico eficiente, divulgação efetiva de monumentos naturais, artísticos e históricos, bons níveis de saneamento e urbanização dos pólos de atração de visitantes.

- Isso é o mínimo que o governo deve prover, nas três esferas, como a parte que lhe cabe, ou seja, a infra-estrutura turística - disse Garibaldi.

Para reiterar a importância econômica do turismo, o senador lembrou que está em curso, de 22 a 26 deste mês, no Rio de Janeiro, o 31º Congresso Nacional dos Agentes de Viagem. Composta por 10 mil meios de hospedagem, a indústria hoteleira brasileira, segundo dados de 2001, propicia um milhão de empregos diretos e 5 milhões de indiretos e arrecadação de mais de US$ 400 milhões de impostos e taxas.

Segundo destacou o senador, apesar do atentado de 11 de setembro de 2001, que abalou toda a indústria de viagens do mundo, a Organização Mundial do Turismo (OMT), em análise prospectiva para 2020, afirma que a entrada de turistas estrangeiros no Brasil passará dos 5 milhões previstos para 2005, para 9 milhões em 2010 e 14 milhões em 2020.O mesmo estudo menciona, entretanto, que o turismo interno será muito mais importante que o turismo internacional. Para o mesmo período, as viagens domésticas passarão dos 50 milhões previstos para 2005, para 60 milhões em 2010 e 72 milhões em 2020.

Em aparte, o senador Paulo Octávio (PFL-DF), presidente da Subcomissão Temporária de Turismo, elogiou o discurso de Garibaldi e a atuação do parlamentar no setor quando de seu mandato como governador do Rio Grande do Norte. Cobrou ainda do governo uma solução para os problemas vividos pela aviação civil e uma solução para o caso Varig-TAM. Também apoiaram o discurso de Garibaldi os senadores Heráclito Fortes (PFL-PI), José Maranhão (PMDB-PB) e Lúcia Vânia (PSDB-GO).




23/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


PATROCÍNIO PEDE MAIS INVESTIMENTOS EM TURISMO

Moreira Mendes pede mais investimentos em turismo

Garibaldi pede mais investimentos em infra-estrutura

ADEMIR PEDE MAIS INVESTIMENTOS AO SETOR PESQUEIRO

Mozarildo defende investimentos no setor de turismo

Garibaldi analisa situação dos portos e cobra investimentos no setor