Ademir propõe voto de pesar por morte de maestro



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) apresentou à Mesa requerimento para inserção em ata de voto de profundo pesar pelo falecimento do escritor, folclorista e maestro Wilson Fonseca, o mestre Isoca, que morreu aos 89 anos, em Belém (PA), no mês passado. O requerimento será votado na próxima sessão deliberativa do Senado.

O maestro foi enterrado em sua terra natal, Santarém (PA), com honras e a presença de grande número de amigos e admiradores de sua obra musical, conforme informou o senador. De acordo com a tradição do Senado, serão enviadas condolências à família e às academias paraenses de Letras e de Música.

Na justificativa de seu requerimento, Ademir afirmou que mestre Isoca deixou um acervo de 1500 músicas inéditas. Sua obra musical soma 20 volumes, dos quais somente quatro foram publicados. As composições vão do popular ao erudito, incluindo valsas, toadas, modinhas, boleros, tangos, sambas, frevos e músicas para o sairé, a maior manifestação folclórica de Santarém. Na música erudita, suas obras mais famosas são a Cantata Nazarena e a abertura sinfônica Centenário de Santarém .



05/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


Garibaldi apresenta voto de pesar por morte de maestro

Emilia propõe voto de pesar por morte de sociólogo petista

Suplicy propõe voto de pesar pela morte de Dona Filhinha

Papaléo propõe voto de pesar pela morte de Enéas Carneiro

Francelino Pereira propõe voto de pesar pela morte de secretário de Montes Claros

Arthur Virgílio propõe voto de pesar pela morte do ex-deputado Zeca Santilli