ADEMIR QUER ATENÇÃO A PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR



A atuação dos órgãos federais de crédito e estímulo ao desenvolvimento na Amazônia deve, na opinião do senador Ademir Andrade (PSB-PA), garantir atenção especial aos micro, pequenos e médios produtores. Um dos problemas mais graves enfrentados pela região, acredita, é a má aplicação dos recursos já destinados ao desenvolvimento econômico e social.
- Temos hoje mais de um bilhão de reais destinados ao financiamento do desenvolvimento da região, mas a única instituição que destina recursos ao pequeno produtor rural é o Banco da Amazônia, e ainda assim por causa de toda uma luta social para que isso viesse a acontecer - disse Ademir Andrade em entrevista à Rádio Senado.
De acordo com Ademir, recursos para financiar o desenvolvimento existem, mas não são aplicados como deveriam. Para ele, o governo federal deveria rever as prioridades de órgãos de atuação regional, como a Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), a Superintendência de Desenvolvimento da Zona Franca de Manaus (Suframa).
Ademir defende a abertura de créditos aos produtores locais por parte do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E acusa a Sudam e a Suframa de aplicar muito dinheiro em poucos e grandes projetos, que não estariam gerando os empregos esperados. "Há um desvirtuamento total de suas funções", afirma o senador.
- O que não há é falta de dinheiro para financiar o desenvolvimento. Mas esses recursos estão sendo colocados nas mãos de meia dúzia de pessoas que normalmente não produzem o desenvolvimento que poderiam produzir - diz Ademir Andrade.

26/07/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


ADEMIR QUER ATENÇÃO A PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR

Pequeno produtor merece atenção especial no CAR

BEZERRA QUER MAIS APOIO PARA PEQUENO PRODUTOR

AMORIM QUER INVESTIMENTOS EM SETORES DE PEQUENO E MÉDIO PORTES NA AMAZÔNIA

Acir Gurgacz quer atenção para produtor de leite em Rondônia

Pequeno produtor poderá refinanciar dívidas