AMORIM QUER INVESTIMENTOS EM SETORES DE PEQUENO E MÉDIO PORTES NA AMAZÔNIA
O senador Ernandes Amorim (PPB-RO) destacou a necessidade de o BNDES investir em novos projetos voltados para os setores produtivos de pequena e média escala na região amazônica. Ele afirmou que priorizar a destinação de recursos a usinas já em funcionamento "nada acrescenta ao mercado de demanda de energia, tão necessária ao desenvolvimento da região".
Amorim afirmou que os investimentos do banco foram dirigidos aos grandes empresários, "que tudo têm e tudo podem", enquanto os pequenos e médios "que geram empregos e movimentam a economia local e regional, esses com nada são beneficiados".
- Precisamos inverter o fluxo desses recursos, e para isso é necessário que o BNDES volte os seus olhos para o pequeno empresário, crie facilidades de acesso aos créditos, e que seus agentes repassadores sejam remunerados com taxas diferenciadas para estimularem investimentos nas pequenas empresas, que, a continuar com essa política, brevemente desaparecerão - advertiu o senador.
Ernandes Amorim também defendeu o desenvolvimento da agricultura na Amazônia, por meio de financiamentos para pequenos e médios produtores para aquisição de máquinas e implementos agrícolas, construção de armazéns, silos e estradas vicinais para o escoamento da produção.
O senador cumprimentou o ministro da Agricultura, Arlindo Porto, por sua visita ao município de Humaitá, no Amazonas, para acompanhar o início das safras de arroz e soja, ao lado do governador Amazonino Mendes.
28/01/1998
Agência Senado
Artigos Relacionados
ADEMIR QUER ATENÇÃO A PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR
ADEMIR QUER ATENÇÃO A PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR
Mozarildo critica pequeno volume de investimentos destinados à Amazônia no PAC
AMORIM QUER DESENVOLVIMENTO SUSTENTADO PARA A AMAZÔNIA
ERNANDES AMORIM QUER MAIS RECURSOS PARA MUNICÍPIOS DA AMAZÔNIA
Pequeno e médio empresário ganham portal exclusivo