BEZERRA QUER MAIS APOIO PARA PEQUENO PRODUTOR



O senador Carlos Bezerra (PMDB-MT) fez apelo ao presidente Fernando Henrique Cardoso para que determine maior apoio de sua equipe de governo aos pequenos produtores rurais, ampliando e aprimorando o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). O senador manifestou-se solidário com as reivindicações da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) em favor dos pequenos agricultores, bem como considerou "consistente e válida" a proposta da Federação dos Trabalhadores Rurais de Mato Grosso (Fetagri), que propõe uma ampla revisão do papel do Banco do Brasil no financiamento desse segmento do mercado, em favor de um fortalecimento do sistema cooperativista de crédito.

A problemática dos pequenos produtores, no entanto, não se resume à insuficiência do crédito, alertou o senador. Além de propor a ampliação dos recursos do Pronaf e a liberação dos financiamentos pendentes, Carlos Bezerra destaca as demais reivindicações que fazem, por meio de seu órgão de classe: padronização dos juros dos investimentos entre o Pronaf e o Proger Rural, financiamento para custeio com garantia apenas do penhor da safra, ampliação dos prazos de pagamento para os investimentos de retorno a longo prazo (eletrificação rural, açudagem, abertura de estradas) e ampliação do Pronaf de forma a atender aos produtores de todos os municípios com demanda identificada pelas federações de agricultura dos estados.

Enquanto o presidente da CNA, Antonio Ernesto de Salvo, "queixa-se de que a pequena propriedade merece melhor tratamento da parte do governo", observa o senador Carlos Bezerra, a Fetagri vai além e propõe que os recursos do programa sejam repassados às cooperativas de crédito rural e operados pelo sistema de fundo rotativo. Da forma como funciona hoje, acrescenta o parlamentar, a Fetagri concluiu que o Pronaf não é atraente sequer para o Banco do Brasil, que gasta mais com a administração mensal de cada contrato, do que recebe a título de taxas de administração e de risco. Na opinião de Bezerra, "os pleitos da CNA são justos e a proposta da Fetagri é consistente". Em função disso, o senador fez apelo ao presidente da República e sua equipe, "que neste momento tem rara oportunidade de atender às reivindicaçõesdo homem do campo e, ao mesmo tempo, modernizar a gestão do programa, reduzir seus custos operacionais e estimular o cooperativismo em todo o território nacional".

22/12/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empossado, José Bezerra promete defender pequeno produtor

BEZERRA DEFENDE PROJETO QUE BENEFICIA PEQUENO PRODUTOR RURAL

AUTORIZADO EMPRÉSTIMO PARA PROGRAMA DE APOIO AO PEQUENO PRODUTOR DA PARAÍBA

Indicado para a presidência da CRA, Acir Gurgacz defende apoio ao pequeno produtor

Covatti pede a Pratini apoio ao pequeno produtor gaúcho de leite

ADEMIR QUER ATENÇÃO A PEQUENO E MÉDIO PRODUTOR