ADEMIR QUER FIM DO ABUSO DOS BANCOS EM JUROS E TARIFAS



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) comunicou ao Plenário que pediu ao ministro da Fazenda, Pedro Malan, que o Banco Central exija dos bancos o cumprimento do Código de Defesa do Consumidor e o fim do abuso na cobrança de juros e tarifas. Ademir lembrou ao ministro da Fazenda que o Código de Defesa do Consumidor (CDC) estabelece regras padrão para os bancos.
- Quanto à prática ilícita da cobrança de juros abusivos nos contratos de leasing, cheque especial, contrato de mútuo, financiamento de capital de giro, escritura de confissão de dívida e outras avenças, não se tem notícia de sequer uma medida repressiva ou punitiva adotada pelo Banco Central. Pelo contrário, o governo reeditou a famigerada medida provisória que permite a cobrança de juros sobre juros - protestou o senador .
Segundo Ademir, apesar dos bancos prestarem serviços aos consumidores quando recebem tributos e carnês mesmo de quem não é cliente, fornecerem extratos, contratarem aluguel de cofres, operacionalizarem contas de poupança entre outras atividades, eles continuam ignorando o que estabelece o CDC.

21/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Começa reunião que debaterá abuso na cobrança de tarifas pelos bancos

ADEMIR CONDENA FHC E MALAN POR COBRANÇA DE JUROS SOBRE JUROS

SÉRGIO MACHADO PROPÕE CONTER ABUSO NA COBRANÇA DE TARIFAS

Serviços e tarifas de três bancos do País tem lucro de R$ 38 bilhões até setembro

Casagrande teme que fusão de bancos eleve tarifas e pede atuação do governo

ADEMIR :GOVERNO USA DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS PARA TARIFAS E SALÁRIOS