ADEMIR QUER GARANTIR VAGA PARA MULHERES NO STF



O senador Ademir Andrade (PSB/PA) apresentou hoje (28) proposta de emenda constitucional que garante um mínimo de vagas para as mulheres no Supremo Tribunal Federal. Pelo novo critério, o sexo feminino passaria a ter direito a uma nomeação em cada três vagas existentes para ministros do Supremo.

De acordo com o senador, embora o art 5º da Constituição federal, diga textualmente que "homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações", ele não vê esse direito ser respeitado no âmbito do Supremo Tribunal Federal, onde, conforme argumenta, as mulheres são preteridas na composição do quadro de juristas e onde nunca houve a participação de uma única mulher.

Defendendo a efetiva participação feminina nos quadros institucionais do país, Ademir acredita que é indispensável a inclusão no texto constitucional de critério que impeça a discriminação das juristas brasileiras com notório saber jurídico e de excelente reputação.

- Não se pode aceitar que as mulheres continuem, injustificavelmente, excluídas da mais alta corte do país - afirmou.

Ademir Andrade lembrou ainda que recentemente o Congresso Nacional instituiu, em dispositivo de lei eleitoral, critério de reserva de candidaturas tanto para o sexo masculino como para o feminino, assegurando maior participação das mulheres no Poder Legislativo.

Destacando a perfeita sincronia da proposta com declarações e compromissos decorrentes de conferências mundiais sobre as discriminações sofridas pelas mulheres, Ademir disse não existir argumento capaz de justificar a completa ausência da mulher no Supremo.

Caso a proposta do senador Ademir Andrade venha a ser aprovada, as nomeações para as vagas no STF obedecerão a critério de alternância entre homens e mulheres, de modo que não ocorram mais de duas nomeações seguidas de pessoas do mesmo sexo.



28/01/1998

Agência Senado


Artigos Relacionados


Carlos Wilson quer garantir vaga na universidade a aluno aprovado em vestibular por experiência

Ana Amélia quer garantir mamografias a mulheres com menos de 50 anos

ADEMIR ANDRADE DEFENDE VAGA PARA MULHER NO STF

Bom desempenho do Enem pode garantir vaga na faculdade

Quem perdeu matrícula antecipada pode garantir vaga nas escolas

ADEMIR E HELOÍSA DEFENDEM QUOTA PARA MULHERES NO STF. REQUIÃO É CONTRA