Ademir repudia resolução contra Cuba



Como líder da bancada do Partido Socialista Brasileiro (PSB), o senador Ademir Andrade (PA) repudiou manobra realizada pelo Estados Unidos, que, não tendo assento na Comissão de Direitos Humanos na ONU, fez com que o Uruguai apresentasse projeto de resolução designando uma delegação da comissão para realizar inspeção em Cuba com o objetivo de avaliar a prática do país relativa aos direitos humanos. Ademir espera que o Brasil se posicione "frontalmente contra essa resolução".

De acordo com o senador, a proposta foi apresentada no último dia 10, em Genebra, na 48ª reunião da comissão, e teve a assinatura de mais nove países: Canadá, Argentina, Peru, Costa Rica, Guatemala, El Salvador, Panamá, Nicarágua e Honduras. A subscrição dos governos desses países à proposta uruguaia não significa a adesão das respectivas sociedades ao texto assinado, exemplo disso é que o congresso da Argentina aprovou uma resolução para que o país se abstenha de condenar Cuba, explicou o senador.

- Não é possível que o mundo, particularmente a América Latina, se dobre ao poder de pressão dos norte-americanos, como se eles fossem os senhores de tudo e sua força e poder fossem incontrastáveis - afirmou.

Segundo Ademir, todos sabem que Cuba é, há mais de quatro décadas, uma espinha atravessada na garganta dos americanos, que lutam para derrubar o regime de Fidel Castro. Ele lamentou que os EUA se utilizem de meios pouco éticos para os países aderirem à proposta, como pressionar a Argentina e o Peru com ameaças de interposição de dificuldades econômicas. Com o fim da Guerra Fria, enfatizou Ademir, esse tipo de prática não deveria mais existir.

Para o parlamentar, se Cuba pode ser criticada pelos defeitos de sua organização político-social, qualquer nação também o pode. O que é intolerável, a seu ver, é uma nação tentar esmagar um pequeno país.



15/04/2002

Agência Senado


Artigos Relacionados


ONU aprova nova resolução pelo fim do embargo a Cuba

Flexa Ribeiro repudia resolução do Conselho das Cidades

ADEMIR PEDE INFORMAÇÕES SOBRE RESOLUÇÃO DO BC

Suplicy critica bloqueio norte-americano contra Cuba

CRE aprova voto de louvor à ONU por resolução contra espionagem

Governo repudia ações contra a polícia