Suplicy critica bloqueio norte-americano contra Cuba



Em discurso no Plenário, durante a homenagem a Che Guevara, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) criticou o bloqueio dos Estados Unidos a Cuba. Suplicy lembrou que os canadenses, vizinhos dos Estados Unidos, tem uma política oposta ao bloqueio.

Suplicy disse que o estabelecimento de relações diplomáticas e comerciais com Cuba, por parte dos Estados Unidos, também é desejo de muitos cidadãos norte-americanos que gostariam de viajar a Cuba sem restrições. Ele acrescentou que empresários norte-americanos também gostariam de fazer negócios com Cuba e que cineastas e intelectuais gostariam de visitar Cuba normalmente, mas são impedidos pelo bloqueio imposto pelo governo de seu país.

Acabar com o bloqueio, na opinião de Suplicy, seria o início da solução para os conflitos entre os governos dos Estados Unidos e de Cuba, ressaltou Suplicy. Isso seria feito, como destacou o parlamentar, respeitando a soberania de Cuba e sua autodeterminação.

- Na medida em que os norte-americanos puderem visitar Cuba e os cubanos visitar os Estados Unidos da América, haverá um caminho muito mais saudável até na direção do que os norte-americanos dizem que gostariam de acontecer - declarou Suplicy.



23/10/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Suplicy sugere inclusão de crítica a muro norte-americano no relatório da CPI

Suplicy ainda aguarda que Obama anuncie o fim do bloqueio a Cuba

Suplicy pede a Obama que anuncie fim do bloqueio dos EUA a Cuba durante visita ao Brasil

Suplicy quer adiar votação de requerimentos sobre bloqueio a Cuba e fechamento de Guantánamo

Assembleia-geral da ONU volta a pedir fim do embargo norte-americano a Cuba

Lauro critica maniqueísmo de George Bush e belicismo norte-americano