ADEMIR: REVOLTADOS, MORADORES DE ORIXIMINÁ PODEM FECHAR RIO TROMBETAS



O senador Ademir Andrade (PPS-PA) anunciou hoje (dia 9) ao plenário que os moradores da cidade de Oriximiná (PA) estão ameaçando interditar o tráfego de embarcações pelo rio Trombetas, afluente do Amazonas, caso o governo paraense não cumpra a promessa de restabelecer o fornecimento de energia elétrica ao município, às escuras há um mês.

A atitude é inédita no país, conforme o senador, e afetaráo transporte de minério de bauxita, transformado em alumínio pela Albrás-Alunorte. O minério é extraído pela Mineração Rio do Norte. Ademir Andrade lembrou que há cerca de duas semanas o governador do Pará, Almir Grabriel, prometeu que o problema da energia elétrica seria resolvido, "mas até agora não fez nada".

Além de interditar o transporte pelo rio Trombetas, a população ameaça também fechar órgãos públicos e bancos de Oriximiná, acrescentou o senador. Ademir Andrade disse que a energia elétrica da cidade, fornecida por geradores movidos a óleo diesel, tem sido suficiente apenas para movimentar bombas da companhia de águas.

- Lamento que o governo da "social-democracia" aja dessa forma, num total desrespeito à coletividade, que se vê sempre obrigada a ações radicais para fazer valer seus direitos. Estamos solidários com a população de Oriximiná - frisou.



09/09/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo: consultor diz que índios e Exército não podem fechar rodovia

Municípios e estados podem ter mais tempo para comprovar adimplência e fechar operações de crédito

Moradores de São Sebastião já podem retirar documentos

Moradores prejudicados com chuvas podem sacar FGTS

Moradores de Taubaté já podem agendar CNH pela internet

Moradores de 2.016 municípios já podem fazer ligações grátis em orelhões