ADEMIR VOLTA A DEFENDER REFINARIA PARA A AMAZÔNIA



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) defendeu hoje (dia 13) a implantação de uma política de desenvolvimento para o país que leve em conta a reestruturação da base produtiva nacional. Essa providência é imprescindível, a seu ver, principalmente para os estados que fazem parte da região Amazônica, "historicamente, tratada somente como mera fornecedora de matérias primas semi-elaboradas".

Ele disse que a implantação de uma refinaria de petróleo na região Norte, de preferência no Pará e no distrito industrial do município de Barcarena, estará entre os assuntos que deverão ser debatidos no seminário que a Comissão Especial para o Desenvolvimento da Amazônia estará realizando nos próximos dias 25 e 26, no auditório da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia, em Belém do Pará.

Na opinião de Ademir Andrade, a implantação de uma refinaria da Petrobras naquele estado, "se transformaria em um marco de desenvolvimento para a região Norte". Essa meta, a partir da quebra do monopólio do petróleo, parece, a seu ver, quase incansável.

Para osenador, o discurso do governo indica que agora as propostas para esse tipo de empreendimento sejam direcionadas à atração de investimento privados. Essa diretriz, "anunciada pelo governo, através do ministro das Minas e Energia, se coloca na contramão do debate político acerca dos interesses das regiões Norte e Nordeste em dinamizar suas economias".



13/08/1997

Agência Senado


Artigos Relacionados


Mozarildo volta a defender regularização das terras na Amazônia

Paim volta a defender reajuste para os aposentados

Cristovam volta a defender ministério para a criança

Paim volta a defender reajuste de 16,7% para aposentados

Mário Couto volta a defender reajuste para os aposentados

HELOÍSA HELENA VOLTA A DEFENDER CPI PARA INVESTIGAR CASO TRT-SP