Paim volta a defender reajuste para os aposentados



O senador Paulo Paim (PT-RS) disse nesta segunda-feira (24) que o bom desempenho da economia ampara a defesa do reajuste dos aposentados. Ele voltou a propor a aprovação do Projeto de Lei do Senado (PLS) 296/03, que extingue o fator previdenciário (redutor de 40% sobre as aposentadorias); doPLS 58/03, que reajusta os benefícios de aposentados e pensionistas; e do Projeto de Lei da Câmara (PLC) 42/08, que, por emenda de Paim, estende a mesma política de reajuste e valorização do mínimo para todas as aposentadorias e pensões até 2023.

- As propostas estão na pauta. Assim que a pauta for desobstruída, vamos votar essas matérias - disse o parlamentar.

O senador citou uma série de indicadores favoráveis como a classificação do Brasil, pelo Banco Mundial, como a sexta economia do mundo, levando-se em conta a paridade do poder de compra, e o crescimento de vários setores, entre os quais o farmacêutico (10% em 2007) e o do agronegócio (exportações recordes).

Para Paulo Paim, é também de grande importância o aumento da renda das camadas mais pobres da população, o que tem feito crescer o consumo e aquecido a venda de supermercados e lojas de eletrodomésticos. No entender do parlamentar, isso prova que é saudável a distribuição de riquezas, seja por meio do aumento do salário mínimo, seja por meio de programas sociais como o Bolsa-Família, seja por meio do reajuste dos aposentados.

Por meio de apartes, o senador recebeu apoio dos senadores João Pedro (PT-AM), Augusto Botelho (PT-RR) e Mão Santa (PMDB-PI).



24/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim volta a defender reajuste de 16,7% para aposentados

Paim volta a defender reajuste dos aposentados

Mário Couto volta a defender reajuste para os aposentados

Paim volta a defender aumento real para aposentados que recebem acima do mínimo

Paulo Paim volta a lamentar veto ao reajuste para aposentados

Paim volta a defender antecipação de 2,75% no reajuste do salário mínimo