ADEMNIR ANDRADE CONTESTA DADOS DO GOVERNO SOBRE DIMINUIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL



O senador Ademir Andrade (PSB-PA) discordou dos dados divulgados pelo governo federal sobre a redução na exploração do trabalho infantil no país. Ele citou como exemplo o seu estado, o Pará, onde cerca de 87 mil crianças ainda são exploradas no trabalho, ressaltando que, apesar de a propaganda institucional do governo divulgar que há diminuição no universo de crianças que trabalham, "são visíveis a violência e o descaso contra os menores".
Ademir Andrade acusou o governo de não tomar nenhuma medida eficaz para garantir os direitos das crianças e dos adolescentes brasileiros, o que gera, na sua opinião, "uma população de indigentes". Ele acrescentou que hoje, no Brasil, segundo dados fornecidos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), 3,2 milhões de crianças, com idade entre 10 e 14 anos, desenvolvem algum tipo de atividade, o que corresponde a 16,09% do universo infantil. "Isso representa um dos piores índices, superado apenas pelo Haiti, com 25,3%, e a Guatemala, com 16,22%", frisou.
O parlamentar afirmou que existe no país uma evidente contradição entre a riqueza e a miséria, o que ficou evidenciado sobretudo após a reunião de todos os presidentes de países da América Latina, quando o Brasil se sobressaiu como líder "face a força de sua economia"". Os indicadores sócio-econômicos acerca do trabalho infantil no Brasil, disse, revelam estar o país numa péssima situação em relação aos demais países integrantes do Mercosul, visto que na Argentina 4,53% das crianças entre 10 e 14 anos trabalham; no Paraguai, 7,87%, e no Uruguai, 2,08%. "O Brasil continua sendo um país de grandes contradições e concentração de renda", acentuou.
De acordo com Ademir Andrade, a condição econômica miserável, o desemprego dos pais e a falta de oportunidade estão entre os principais motivos que levam crianças a submeterem-se ao trabalho desqualificado e sem proteção para o futuro. Para ele, é inadmissível menores estarem desperdiçando a infância no trabalho, tendo em vista o fundamental papel que a escola deve desenvolver na formação das crianças.

06/09/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


Censo revela diminuição do trabalho infantil no País

Secretaria dos Direitos da Criança e do Adolescente analisa dados sobre o trabalho infantil no País

João Vicente Claudino contesta dados do governo do Piauí sobre escolas estaduais de tempo integral

Hélio Costa contesta declarações de FHC com dados de sucesso do governo Lula

Dataprev apresenta dados sobre acidentes de trabalho para contribuir com transparência do governo

ACM contesta dados sobre a economia apresentados por governistas