Dataprev apresenta dados sobre acidentes de trabalho para contribuir com transparência do governo
A contribuição e os desafios da Dataprev na busca pela transparência de dados oficiais no Brasil foram apresentados na tarde de terça-feira (17), aos participantes do painel Os Desafios dos Dados Abertos, realizado na 1ª Conferência Anual da Parceria para Governo Aberto, a OGP.
O presidente da Dataprev, Rodrigo Assumpção, abordou o trabalho da instituição alinhado às metas do governo federal e os resultados já obtidos. Além disso, apontou os ajustes que se fazem necessários.
“A institucionalização da Inda - a publicação da 1ª série estatística de dados de acidente de trabalho, mudança cultural e criação de ferramentas como o blog foram nossas primeiras experiências”, falou Rodrigo Assumpção, que completou afirmando que as ações específicas no Planejamento Estratégico e criação de unidade administrativa, para gerir a abertura de dados, vão colaborar com o alcance de resultados mais rápidos.
Na oportunidade, também o Ministério do Planejamento e o governo de São Paulo, entre outras entidades governamentais e não-governamentais, trocaram suas experiências. Em comum, a preocupação e os esforços para que os dados possam estar cada vez mais transparentes e acessíveis à população. Por outro lado, ainda, a pouca contribuição da sociedade organizada no processo.
Abertura
A solenidade de abertura da 1ª Conferência Anual da Parceria para Governo Aberto contou com a presença da secretária de estado dos EUA, Hillary Clinton; do primeiro ministro da Geórgia, Nika Gilauri; do presidente da República Unida da Tanzânia, Jakaya Kikwetw e da presidenta Dilma Rousseff.
Nesta quarta-feira (18), representantes de governos e da sociedade civil de vários países mostrarão os resultados alcançados em relação às metas de Governo Aberto fixadas nos compromissos de cada país.
O trabalho da Previdência Social foi destacado pela presidenta Dilma, que mencionou a sala de monitoramento, desenvolvida pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), onde a Dataprev tem o papel de fornecer os insumos para que o funcionamento.
“Com a sala de monitoramento, é possível saber em tempo real as solictações e as concessões, por exemplo. Também podemos saber quem atendeu cada contribuinte e, com isso, controlar o atendimento, responsabilizar gestores e averiguar resultados”, afirmou a presidenta.
A redução do tempo de espera para perícias e solicitação de aposentaria também foram lembradas por Dilma Rousseff. As práticas adotadas pelos Ministérios da Saúde e Educação também foram apresentadas.
O encontro também visa alcançar avanços concretos nos compromissos assumidos pelos governos para garantir maior acesso às informações públicas, aumentar a participação cívica, combater a corrupção e aproveitar novas tecnologias para tornar os governos mais transparentes e eficazes.
Fonte:
Dataprev
18/04/2012 16:45
Artigos Relacionados
Serys apresenta dados sobre expansão do setor elétrico no governo Lula
ADEMNIR ANDRADE CONTESTA DADOS DO GOVERNO SOBRE DIMINUIÇÃO DO TRABALHO INFANTIL
Cidadãos podem contribuir para aumento da transparência na gestão pública
Casagrande afirma que Congresso pode contribuir para transparência com legislação
Sistema reunirá dados sobre acidentes com produtos
Governo anuncia plano para prevenção de acidentes de trabalho na construção e transporte