Adiada a discussão do projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente



Requerimento aprovado nesta quarta-feira (15), de autoria do líder da bancada governista, senador Tião Viana (PT-AC), retirou o caráter de urgência e adiou a votação do projeto que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente para aprofundar a discussão em torno das mudanças propostas. O projeto (PLS 135/1999), de autoria da senadora licenciada Marina Silva (PT-AC) e ministra do Meio Ambiente, foi aprovado no Senado e recebeu substitutivo da Câmara dos Deputados. Ao voltar ao reexame do Senado, o substitutivo recebeu parecer favorável do relator, senador Demostenes Torres (PFL-GO), que apresentou emendas supressivas.

Frente às modificações, o líder do governo sugeriu que Marina Silva fosse consultada sobre elas. Com o projeto, Marina procura aumentar as penas nos casos de divulgação de imagens eróticas de crianças e adolescentes, além de criar novas tipificações criminais, como a exploração de crianças pela rede mundial de computadores (internet).

Apesar de elogiar o substitutivo, o relator pediu a supressão de artigo que busca reduzir a exploração econômica de crianças e adolescentes na prática de crimes, principalmente no tráfico ilícito de entorpecentes. No seu entender, uma interpretação errônea do artigo poderia levar à condenação de uma mãe que utilize o filho para pedir esmolas, sujeitanto-a a uma pena excessivamente severa - até seis anos de reclusão.

Demostenes também suprimiu artigo que determina a mesma pena para pessoa que portar fotografia ou imagem pornográfica com crianças e para pessoa que produzir tais imagens.



16/10/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Projeto que altera Estatuto da Criança e do Adolescente é enviado à Câmara

CRE APROVA PROJETO QUE APERFEIÇOA ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Aloysio Nunes: projeto apenas repete Estatuto da Criança e do Adolescente

Estatuto da Criança e do Adolescente faz 20 anos

CDH discute Estatuto da Criança e do Adolescente

Painel da OAB vai avaliar o Estatuto da Criança e do Adolescente