Adiada homenagem a Pedro Aleixo



O Senado adiou para 30 de agosto a homenagem que seria prestada nesta quinta-feira (dia 2) ao político mineiro Pedro Aleixo, em razão do centenário do seu nascimento. O pedido de adiamento foi feito pelo senador Francelino Pereira (PFL-MG), autor da proposta.

Como há vários homenagens a Aleixo sendo realizadas em Belo Horizonte, e como a Câmara dos Deputados também lhe dedicará uma sessão no dia 30 de agosto, Francelino Pereira preferiu que o Senado o celebre no mesmo dia, para que família do homenageado não seja obrigada a deslocar-se duas vezes para Brasília.

Articulador em Minas Gerais da revolução de 1930, Aleixo era presidente da Câmara dos Deputados em 1937, quando Getúlio Vargas deu um golpe de estado e dissolveu o Congresso. Ele foi um dos signatários do Manifesto dos Mineiros, em favor da redemocratização do país e, em 1967, elegeu-se indiretamente vice-presidente na chapa do marechal Costa e Silva.

Além do requerimento de Francelino Pereira, o Senado aprovou decretos legislativos renovando a permissão para o funcionamento da Rádio Itatiaia, de Pedro Leopoldo (MG), e outorgando permissão para a exploração de serviço de televisão pela Fundação Educativa e Cultural de Integração do Oeste de Minas, de Formiga (MG).

01/08/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Pedro Simon fala da ética em Pedro Aleixo

Plenário vai homenagear Pedro Aleixo

Lobão também homenageia Pedro Aleixo

Cabral dá testemunho da correção de Pedro Aleixo

CABRAL DESTACA GESTO DE PEDRO ALEIXO

Senado homenageia centenário de nascimento de Pedro Aleixo