Adiada mais uma vez a audiência com ex-técnico de vídeo do Planalto



Foi adiada mais uma vez a audiência na qual senadores da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) ouviriam o ex-controlador das câmeras de vídeo do Palácio do Planalto Demétrius Felinto. O motivo foi a falta de quórum para a reunião desta quinta-feira (2).

Ele teria provas de um suposto encontro entre a então ministra da Casa Civil e atual candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e a ex-secretária da Receita Federal, Lina Vieira, em meados de 2009. Embora o encontro seja negado por Dilma, Lina afirma que a ministra teria pedido agilidade nas investigações que a Receita Federal fazia nas empresas da família do presidente do Senado, José Sarney.

Felinto, que atualmente é técnico de suporte da Secretaria de Telecomunicações do Senado, afirmou à revista Veja ter cópias das imagens que comprovariam a presença de Lina no Palácio. De acordo com a matéria, ele teria copiado as imagens pelo circuito interno de TV do Palácio do Planalto antes de serem apagadas por ordem do próprio órgão. Recai sobre o técnico de vídeo a denúncia de que teria tentado negociar com políticos a venda do material copiado.

O presidente da CCJ, senador Demóstenes Torres, marcou audiência pública para ouvir Demétrius Felinto na comissão no dia 31 de agosto. O técnico, contudo, alegou estar sendo ameaçado e pediu que o depoimento fosse agendado novamente e reservado apenas a senadores.

A intenção de Demóstenes era aproveitar o esforço concentrado desta semana para colher o depoimento já nesta quarta-feira (1º), mas Felinto afirmou que só poderia comparecer nesta quinta (2).

- Preciso de pelo menos 12 senadores para ouvi-lo, mas hoje não tem quórum. Teria de ter sido ontem - afirmou Demóstenes à Agência Senado.

Questionado sobre uma nova data, o presidente da CCJ afirmou que agora, com o esvaziamento do Congresso devido à campanha eleitoral, somente será possível marcar o depoimento para depois das eleições.

02/09/2010

Agência Senado


Artigos Relacionados


Audiência para ouvir técnico de vídeo do Planalto é cancelada

Vídeo | Questões trabalhistas do programa Mais Médicos são criticadas em audiência

Técnico fala à CCJ sobre vídeo de suposto encontro entre Dilma e Lina

SUPLICY ENCAMINHA PEDIDO DE APOSENTADOS PARA AUDIÊNCIA NO PLANALTO

CCJ promove audiência pública sobre projeto que cria estado do Planalto Central

Audiência foi adiada