Adiada sessão do Congresso em que seriam analisados vetos



A pedido do ministro das Relações Institucionais, José Múcio, o presidente do Senado, Garibaldi Alves, concordou em adiar a sessão conjunta do Congresso, prevista para a noite desta terça-feira (11), em que o Legislativo começaria a deliberar sobre os vetos presidenciais. O adiamento deve-se à preocupação com o risco de não haver quórum para a votação, nesta quarta-feira (12), do Orçamento da União para 2008.

- Concordei com o pedido do ministro. A prioridade agora tem que ser o Orçamento. Vou comunicar a decisão aos líderes na reunião da tarde - disse Garibaldi Alves ao sair para almoçar.

Na conversa com Garibaldi Alves, José Múcio alegou que a deliberação dos vetos nesta terça-feira cansaria os parlamentares, podendo prejudicar o quórum de quarta-feira. O ministro também informou que o governo tem evitado editar medidas provisórias, preferindo esperar que os parlamentares votem logo o Orçamento. Ele disse ainda que o Congresso precisa concentrar-se para votar não só o Orçamento, mas o projeto de lei de conversão (PLV 2/08) que cria a TV Pública.

Ao chegar pela manhã à Casa, o presidente do Senado comentou o quanto considera absurdo que, dois meses depois de iniciado o ano, o Parlamento não tenha votado ainda o Orçamento de 2008. De acordo com Garibaldi, o problema não é votar a favor ou contra, mas votar.

- O problema é o quórum. Se o governo não tiver quarenta e um senadores e duzentos e setenta e um deputados para votar o Orçamento em Plenário, isso significa que o governo está mal, o governo está doente, o governo está frágil. O governo tem a maioria e essa maioria tem que votar o Orçamento, que é a coisa mais importante para o governo, para o Congresso e para a sociedade. É por isso que acredito que amanhã vai-se votar o Orçamento.

Na mesma entrevista, o presidente do Senado disse que apelará aos líderes partidários para que o projeto de conversão da TV Pública seja votado ainda nesta semana e não transferido para a semana da Páscoa.

- Se a TV Pública não for votada logo, na próxima semana vai ficar muito difícil. O quórum pode baixar em virtude da Semana Santa - alertou.



11/03/2008

Agência Senado


Artigos Relacionados


Congresso mantém todos os vetos analisados na sessão desta quinta-feira

Congresso mantém todos os vetos analisados na terça-feira

Congresso mantém vetos presidenciais analisados na terça-feira

Vetos a serem analisados pelo Congresso atingem Código Penal

Jarbas Vasconcelos propõe rejeição de vetos não analisados pelo Congresso

Vetos ao Ato Médico serão analisados pelo Congresso nesta terça-feira