Adiada votação de novo diretor da Abin



A mensagem presidencial que submete ao Senado a indicação de Wilson Roberto Trezza para exercer o cargo de diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) somente será votada pela Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) na próxima quarta-feira (14). O adiamento da votação, inicialmente prevista para esta quinta-feira (8), foi motivado por um pedido de vistas apresentado pelo senador Heráclito Fortes (DEM-PI).

VEJA MAIS

O pedido de vistas foi apresentado logo depois que o relator da mensagem, senador Tasso Jereissati (PSDB-CE), apresentou seu voto favorável à indicação de Trezza, que, como observou o relator, "tem larga experiência na área de administração e gestão pública". O presidente da comissão, senador Eduardo Azeredo (PSDB-MG), ainda perguntou a Heráclito se não poderia apresentar o pedido depois da exposição de Trezza. Diante da negativa de Heráclito, Azeredo anunciou a realização da sabatina na próxima semana.

Heráclito afirmou que não era contrário à indicação de Trezza, mas sim à maneira "atabalhoada" com que a Abin estaria sendo administrada nos últimos anos.

- A Abin transformou-se em um antro de arapongas. Vários parlamentares tiveram a vida bisbilhotada de maneira ilegal - queixou-se Heráclito.

O senador Wellington Salgado (PMDB-MG) propôs que a CRE venha a adotar o mesmo procedimento já utilizado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), segundo o qual inicialmente são lidos e discutidos os pareceres a respeito das indicações, sem a presença dos indicados. Somente na semana seguinte, já após a concessão de pedido de vistas, os indicados comparecem à comissão para participar da sabatina. Ele lamentou ainda que Heráclito tenha sido "descortês" com Trezza - afirmação da qual discordou o próprio Heráclito - ao apresentar seu pedido de vistas diante do indicado para o cargo de diretor-geral da Abin.

Marcos Magalhães / Agência Senado



08/10/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


CRE vota indicação do novo diretor geral da Abin

Adiada, mais uma vez, votação do novo relatório sobre o PPA

Votação do novo Código Florestal deve ser adiada

Votação da CLT é adiada de novo. Fica para quarta

Votação do novo Código Florestal deve ser adiada por questão regimental

Adiada votação no Plenário do nome do novo presidente do Banco Central