Advocacia do Senado divulga nota sobre concurso para advogado
A descrição das atividades para o cargo de advogado do Senado, prevista no edital 02/2008, publicado no Diário Oficial da União (DOU) de 12 de setembro deste ano, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado, será feita com respeito ao art. 131 da Constituição, respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União. O esclarecimento foi feito pela Advocacia do Senado Federal, a pedido da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), em nota divulgada nesta sexta-feira (7).
Conforme o art. 131 da Carta Magna, "a Advocacia-Geral da União é a instituição que, diretamente ou através de órgão vinculado, representa a União, judicial e extrajudicialmente, cabendo-lhe, nos termos da lei complementar que dispuser sobre sua organização e funcionamento, as atividades de consultoria e assessoramento jurídico do Poder Executivo".
Ainda conforme a nota, "o esclarecimento não configura, para quaisquer fins, alteração dos termos do já referido Edital, mas mera interpretação conforme ao texto constitucional".
A íntegra da nota é a seguinte:
"Esclarecimento sobre o concurso para advogado do Senado Federal
A pedido da Associação Nacional dos Advogados da União (Anauni), a Advocacia do Senado Federal informa aos inscritos e demais interessados no concurso para provimento de vagas na carreira de advogado do Senado, regido pelo Edital nº 02/2008, publicado no D.O.U. de 12 de setembro do ano em curso, que:
1. a descrição das atividades, contida no Anexo I do referido Edital, especificamente no que se refere à representação judicial e extrajudicial do Senado Federal, far-se-á com respeito ao art. 131 da Constituição Federal, respeitadas as atribuições privativas da Advocacia-Geral da União;
2. o presente esclarecimento não configura, para quaisquer fins, alteração dos termos do já referido Edital, mas mera interpretação conforme ao texto constitucional.
Luiz Fernando Bandeira de Mello Filho
Advogado-Geral do Senado Federal"
07/11/2008
Agência Senado
Artigos Relacionados
Advocacia do Senado divulga nota sobre denúncias de irregularidades em contratação de serviços terceirizados
Advogado-geral do Senado divulga nota de esclarecimento sobre matéria da revista ISTOÉ
Advocacia-Geral abre concurso com 138 vagas para advogado da União e procurador da Fazenda Nacional
Diretoria Geral do Senado divulga nota sobre realização de concurso público
Secretaria de Comunicação Social divulga nota sobre nomeação de advogado
Comissão do Concurso do Senado divulga nota