Aécio afirma que não pode abrir mão de subteto



O governador de Minas Gerais, Aécio Neves, disse nesta sexta-feira (21) ao presidente do Senado, José Sarney, aos líderes do PSDB, Arthur Virgílio (AM), e do governo, Aloizio Mercadante (PT-SP), e ao vice-líder do PMDB, senador Romero Jucá (RR), que não pode abrir mão do subteto salarial com base no salário dos governadores.

- Conheço o problema dos meus colegas do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, mas é preciso encontrar uma solução específica para eles que mantenha o princípio do subteto - disse Aécio, depois de uma hora e meia de reunião.

O líder do governo informou que haverá uma reunião na segunda-feira com o governador Germano Rigotto, do Rio Grande do Sul, para que se encontre uma solução. -O governo federal, em nenhum momento, cogitou de abrir mão do subteto nos estados com base no salário do governador-, informou Mercadante. -Vamos trabalhar em busca de um acordo que não prejudique ninguém-. Por sua vez, o líder do PSDB disse que seu partido continua contrário à chamada PEC paralela, em que seria inserido o subteto.

A dificuldade que existe no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina para a implantação dos subtetos com base no salário do governador é que os governadores dos dois estados baixaram seus salários para menos de R$ 5 mil. Se tiverem que fazer um reajuste nos próprios vencimentos para estabelecer o subteto, a medida resultará em aumentos em cascata para todas as categorias profissionais, com base no mesmo percentual. A reunião de Aécio com Sarney e os líderes não levou a nenhum acordo, mas novo encontro foi marcado, desta vez com o governador Germano Rigotto, para se tentar uma solução.

No caso de Minas Gerais, segundo o governador, há 650 coronéis da Polícia Militar, além de desembargadores e juízes aposentados, com salários maiores do que o de um ministro do Supremo Tribunal Federal. -O subteto para nós é uma questão de sobrevivência para 95% do funcionalismo do estado, que ganha mal e não pode ter reajustes por causa da nossa situação fiscal-, disse Aécio.



21/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aécio e Rigotto vão negociar subteto com líderes partidários

QUEBRA DE SIGILOS PODE ABRIR "CAIXA PRETA DO FUTEBOL", AFIRMA ÁLVARO DIAS

Mário Couto afirma que vai abrir voto e Tião Viana diz que representará contra quem ferir sigilo

Justiça diz que PF pode abrir novos inquéritos sobre irregularidades nos Transportes

Pessoa com deficiência pode receber incentivo para abrir empresa

Sessão temática pode abrir caminho para novo pacto federativo