Aécio Neves cobra diálogo do governo com oposição para definição de pactos
O senador Aécio Neves (PSDB-MG) criticou, nesta terça-feira (25), a postura da presidente Dilma Rousseff diante das manifestações populares que tomaram as ruas do país. Para o parlamentar, os pactos propostos pela chefe do Executivo deveriam ter sido apresentados após um diálogo com a oposição.
– Quando se fala de pacto, se for algo real, efetivo e bem intencionado, é fundamental que as oposições sejam convocadas para a discussão. Não se faz um pacto apenas ouvindo seus assessores mais próximos e foi o que aconteceu até aqui – criticou Aécio, ao deixar reunião entre o presidente do Senado, Renan Calheiros, e parlamentares da oposição e da base do governo.
Para Aécio, o governo “está nas cordas”, não tem estratégia e nem generosidade para ouvir todos os segmentos sociais, inclusive a oposição.
– Falta nesse governo a generosidade para compreender que o Brasil não tem dono e, talvez, seja essa falta de generosidade uma das razões da crise que estamos vivendo hoje no Brasil – criticou.
Reforma
Sobre a necessidade de uma reforma política, levantada por Dilma Rousseff, Aécio Neves disse não existir possibilidade, diante da força do presidencialismo brasileiro, de qualquer alteração avançar sem a ação clara do governo.
- É muito cômodo por parte do governo federal dizer que apoia a reforma sem se dispor a usar seu capital político para conduzir uma mudança que seja realmente boa para o país. Ela [Dilma] tem que dizer o que compreende por reforma. O voto distrital misto é adequado? Ela é a favor do fim das coligações proporcionais? É preciso que diga com clareza. Se ela tiver essa disposição, podemos até discutir novamente a questão do parlamentarismo no Brasil. Aliás, numa crise desta dimensão, se estivéssemos no sistema parlamentarista, cairia o gabinete inteiro e teríamos um novo governo no país – ironizou.
25/06/2013
Agência Senado
Artigos Relacionados
Aécio Neves traça diretrizes para a oposição
Aécio Neves cobra votação de requerimento sobre obras paralisadas
Aécio Neves sugere novos critérios para dívidas dos estados e critica proposta do governo
Aécio Neves critica concentração de receitas nos cofres da União: ‘Governo vira as costas para a Federação’
Aécio Neves culpa governo por falta de articulação sobre FPE
Aécio Neves: 'não terei tolerância diante dos erros do governo'