Aelton destaca alcance social de medida que beneficia casas lotéricas



A emenda que impede a cobrança de até 10% de Imposto sobre Serviços (ISS) das casas lotéricas tem relevante alcance social. A opinião é do senador Aelton Freitas (PL-MG), que conseguiu retirar o dispositivo do projeto que regulamenta o ISS. Ele lembrou que a atividade é responsável por cerca de 10 mil empregos diretos, além de ter quase 50% de sua arrecadação destinados a projetos sociais. O projeto, aprovado na semana passada, será votado nesta terça-feira (9) em turno suplementar.

- A preocupação se torna ainda maior quando levamos em conta que aproximadamente 48% do faturamento das loterias é revertido para projetos sociais de grande apelo, muitos deles tocados pelo próprio governo, nas áreas de saúde, educação e cultura - disse o senador mineiro.

Dos 58 senadores presentes à sessão da última semana, 54 votaram a favor da emenda de Aelton, inclusive os líderes do governo, do PSDB, do PMDB e do PFL.

- Felizmente conseguimos sensibilizar o governo e a oposição e vamos livrar as casas lotéricas do país de uma injustiça indiscutível - afirmou.

O senador acrescentou que não cabe ao legislador federal deteminar que tipo de serviços deve ser tributado com determinadas alíquotas. Segundo ele, a Constituição estabelece que lei complementar federal deve apenas definir as alíquotas mínimas e máximas de ISS e não a lista de serviços a serem taxados.

Aelton se disse solidário com os municípios que passam por dificuldades financeiras - o ISS é um imposto municipal -, mas salientou que a sociedade brasileira não suporta mais aumentos de carga tributária.

- Qualquer aumento deve ser analisado com muita prudência para que não se cometam injustiças - disse.



08/12/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovado projeto de lei que dá segurança jurídica a casas lotéricas

CAE pode votar novas regras para casas lotéricas

CAE aprova novas regras para relação da Caixa com casas lotéricas

Waldeck pede que juíza revogue decisão de proibir pagamento de benefícios nas casas lotéricas

Comissões aprovam projetos de alcance social

FOGAÇA DESTACA O ALCANCE DA PROPOSTA