Waldeck pede que juíza revogue decisão de proibir pagamento de benefícios nas casas lotéricas



O senador Waldeck Ornelas (PFL-BA) fez um apelo à juíza Ana Inés Algorta Latorre, da 6ª Vara Federal de Porto Alegre, no sentido de que reveja sua decisão de conceder liminar interrompendo, por tempo indeterminado, os serviços bancários executados pelas casas lotéricas de todo o país. Ele comentou que a decisão, colocada em prática nesta terça-feira (dia 11), prejudica principalmente os aposentados e pensionistas, que estavam recebendo seus benefícios previdenciários sem precisar enfrentar filas nos bancos.

A decisão de pagar os benefícios dos aposentados e pensionistas nas 8.500 casas lotéricas do país foi tomada por Waldeck Ornelas quando ministro da Previdência e Assistência Social, em conjunto com o presidente da Caixa Econômica Federal, Emílio Carazzai. O objetivo, segundo o senador, era oferecer maior comodidade aos usuários do serviço, assegurando o fim das filas. "Por outro lado, existem vários municípios que não dispõem de agências bancárias mas contam com casas lotéricas", acrescentou.

Somente no mês de agosto, segundo Waldeck Ornelas, as casas lotéricas foram responsáveis pelo pagamento a 121.200 beneficiários. "Espero que o bom senso prevaleça e a medida seja revogada", afirmou. Para o senador, o Congresso deveria aproveitar o momento em que aprovou a limitação da edição de medidas provisórias para também coibir o "abuso" da concessão de liminares.

11/09/2001

Agência Senado


Artigos Relacionados


Paim pede que reforma da CLT não revogue direitos dos trabalhadores

Aprovado projeto de lei que dá segurança jurídica a casas lotéricas

CAE pode votar novas regras para casas lotéricas

Lotéricas receberão pagamento de contas de até R$700, anuncia Caixa

CAE aprova novas regras para relação da Caixa com casas lotéricas

Aelton destaca alcance social de medida que beneficia casas lotéricas