Aelton Freitas registra concessão do Prêmio Mário Palmério



O senador Aelton Freitas (PL-MG) registrou nesta quarta-feira (9) a concessão do Prêmio Top Educacional Mário Palmério 2002, ocorrida na última terça-feira (8), em Brasília. Ele informou que o prêmio foi criado em 1991 pelo Instituto Brasileiro de Mantenedoras de Ensino Superior e destacou os méritos de Palmério como educador, política e romancista.

Este ano, conforme o senador, foram agraciadas com o prêmio Top Educacional Mário Palmério a Universidade Anhembi/Morumbi, o Centro Universitário Newton Paiva (Belo Horizonte), e a Universidade de Uberaba - fundada por Mário Palmério - com trabalho desenvolvido pelo curso de Arquitetura e Urbanismo, dirigido pela professora Carmem Maluf.

Mário Palmério foi deputado federal por Minas Gerais de 1950 a 1962 e embaixador do Brasil no Paraguai de 1962 a 1964. Em 4 de abril de 1969, foi eleito para a vaga de Guimarães Rosa na Academia Brasileira de Letras e em 1988 assumiu a reitoria da Universidade de Uberaba onde ficou até 1996.

Autor dos romances Chapadão do Bugre e Terras dos Confins, ambos considerados obras das mais expressivas da moderna literatura brasileira, Mário Palmério nasceu em Monte Carmelo (MG), no dia 1º de março 1916 e faleceu em Uberaba em 24 de setembro de 1996.



09/04/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


AMIN REGISTRA CONCESSÃO DE PRÊMIO A EMPRESA CATARINENSE

LUIZ OTÁVIO REGISTRA CONCESSÃO DE PRÊMIO AO JORNAL "O LIBERAL"

Aelton Freitas diz que homenagem é merecida

Aelton Freitas se despede do Senado

Aelton Freitas celebra investimento em Minas

Aelton Freitas propõe mudanças na Lei do Inquilinato