Aelton quer ajuda federal para pagamento do 13º a servidores municipais



O senador Aelton Freitas (PL-MG) pediu em Plenário nesta terça-feira (25) que o ministro da Fazenda, Antonio Palocci, e o ministro chefe da Casa Civil, José Dirceu, façam todos os esforços possíveis para ajudar os municípios brasileiros a pagarem o 13º salário a seus servidores. Segundo ele, pesquisa da Confederação Nacional de Municípios aponta que um quarto dos prefeitos do país não sabe como saldar a gratificação natalina, índice que atinge 50% em Minas Gerais.

Uma comissão de prefeitos reuniu-se nesta terça-feira com Palocci para tentar chegar a uma solução. Para o parlamentar, o pagamento do 13º salário -é imprescindível-, uma vez que o dinheiro do salário extra no final do ano é que movimenta a economia dos pequenos municípios também nos primeiros meses do ano seguinte.

Para o representante mineiro, a crise dos municípios -é reflexo de um crescimento econômico incipiente-. Segundo ele, o socorro do governo é -a única alternativa para que crise não se agrave ainda mais-. Além disso, acrescentou, -sinaliza uma importante política de cooperação e solidariedade-.

O senador disse que, como já foi prefeito de uma cidade pequena (Iturama, MG), ficou sensibilizado com as reivindicações apresentadas por dezenas de prefeitos da Associação Mineira de Municípios, que se reuniram com Aelton e os demais representantes mineiros, Hélio Costa (PMDB) e Eduardo Azeredo (PSDB). Consciente das limitações do orçamento da União, afirmou não ter alimentado falsas expectativas e, como integrante da base do governo, afirmou que as solicitações estão sendo feitas -com os pés no chão-.



25/11/2003

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aelton Freitas quer mais uma rodovia federal em Minas

Cândido quer que governo federal crie plano de cargos para servidores civis da Marinha

Dilma promete a prefeitos mais ajuda para creches municipais

Interlegis inicia treinamento para servidores de câmaras municipais

Aelton quer investimentos para infra-estrutura

Aelton quer programa de emprego para idosos