Aelton quer investimentos para infra-estrutura



O senador Aelton Freitas (PL-MG) voltou a pedir ao governo ações concretas destinadas a melhorar a infra-estrutura de transportes e armazenamento em todo o país. Para ele, o setor se encontra defasado, não apresenta qualquer evolução significativa, "estimulando um déficit crescente e perigoso".

No entender de Aelton Freitas, o novo recorde da produção agrícola nacional - 132,2 milhões de toneladas - exige investimentos no setor, incluindo a modernização dos portos que, observou, se encontram sobrecarregados, além da alocação de recursos para consertar as rodovias. Ele também pediu a ampliação de ferrovias e hidrovias, que teriam a participação da iniciativa privada.

- A grande aposta do governo é o projeto de Parceria Público Privada (PPP), que pode viabilizar a realização dos investimentos na infra-estrutura de armazenagem e escoamento de produção. Mesmo que as soluções não venham com a rapidez que o país precisa, já seria um avanço colocar um fim à paralisia estrutural. As parcerias não farão mágicas mas, bem executadas, já renderiam resultados muito positivos - previu Aelton Freitas.

Com relação às estradas brasileiras, o senador por Minas Gerais informou que o descaso histórico a que foram submetidas provocou a atual situação "calamitosa". Mas acredita que o governo "está fazendo o que pode" no sentido de revitalizar a malha rodoviária. Como exemplo, informou que em 2003 foram aplicados R$ 165 milhões e, para este ano, estão previstos cerca de R$ 200 milhões para recapeamento e operações tapa-buracos.



13/02/2004

Agência Senado


Artigos Relacionados


Delcidio quer mais investimentos em infra-estrutura

Garibaldi quer mais investimentos em infra-estrutura, educação e tecnologia

Álvaro Dias quer priorizar investimentos na infra-estrutura de assentamentos da reforma agrária

Alvaro Dias alerta para falta de investimentos em infra-estrutura

Eduardo Azeredo cobra recursos para investimentos em infra-estrutura

Raupp defende PPPs para viabilizar investimentos em infra-estrutura